Uma má notícia no campo da saúde, traz um alerta importante a população brasileira. É que segundo relatório divulgado pela Unaids, conjunto das Nações Unidas dedicado à prevenção e luta contra HIV/Aids, nesta quarta-feira (16), enquanto o número de novos casos de infecção por HIV no mundo caiu 27,6% entre 2005 e 2013, aqui no Brasil, durante esse mesmo período, o número de novos casos aumentou 11%.
O relatório também mostrou que o número de novas infecções sofreu uma queda de 38% em todo o mundo.
Assim como o número de novos casos, o número de mortes pela Aids também aumentou em nosso país. Já na América Latina esse número caiu em 31% e no mundo caiu 11,8% entre 2012 e 2013.
O diretor Unaids, Michel Sidibe, afirmou que “Terminar com a epidemia da Aids é possível”, e continuou dizendo que “Restam cinco anos para estabelecer os objetivos, que foram cumpridos até agora. Os próximos cinco anos serão decisivos para os próximos 15”.
Ainda de acordo com o documento, no ano passado, 2013, o Brasil tinha 730 mil pessoas com Aids vivendo no país. Esse número representa 2% do total mundial.
Um dos dados mais alarmantes divulgados por este relatório é que 19 milhões dos 35 milhões de pessoas com HIV no mundo NÃO sabem que são soropositivas.
Segundo a ONU os grupos mais vulneráveis a novas infecções são usuários de drogas injetáveis, transgêneros, homens que fazem sexo com homens e homens e profissionais do sexo e seus clientes.
Para se prevenir contra a Aids o método mais eficaz continua sendo usar preservativo nas relações sexuais e não dividir nenhum tipo de agulha e seringas.
Fotos: Reprodução