O constante alerta mental e a dificuldade para dormir pode não ser apenas um mero stress do dia a dia! Pesquisas recentes revelam que esse grande problema pode ter origem genética! Os pesquisadores já reconhecem que pessoas que possuem o gene da insônia, que causa dificuldades para relaxar, demoram a dormir e os motivos são os mais diversos, desde problemas para encontrar a posição correta até sonos curtos e desconfortáveis, ao invés de uma noite inteira de sono.
Para se ter ideia do tamanho do problema, estima-se que um terço da população mundial possa se encaixar no perfil e que existam seis ou mais diferentes tipos de genes associados ao problema! Até pouquíssimo tempo atrás os pesquisadores acreditavam que a insônia era um estado psicológico, gerado pelo estrese ou afins. Apesar desse problema aparecer desde a infância, a insônia só se desenvolve efetivamente na fase adulta. Cerca de 40% da população em torno de 60 anos sofre com esse distúrbio e é comum que ele venha se repetir em futuras gerações.
Segundo informações do jornal Daily Mail, a Sociedade Real de Medicina realizou uma reunião, em Julho passado, para discutir as mais recentes descobertas sobre o assunto e os principais objetivos para regular o consumo descontrolado de remédios para que induzam o sono, no futuro, os pesquisadores pretendem desenvolver medicamentos que possam bloquear os genes que perturbam o sono. E você, já se sentiu sem sono?
Fotos: Reprodução