Instagram faz 15 anos: relembre da febre dos filtros retrô ao império das trends

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Instagram 15 anos

Prepare-se para se sentir velho: há 15 anos que o Instagram foi lançado. Pois é, difícil imaginar a internet sem a rede social de fotos, mas a rede social que mudou o jeito de se comunicar com imagens acaba de “debutar”. Lançado em 6 de outubro de 2010, o aplicativo começou como uma plataforma simples para compartilhar fotos quadradas com filtros nostálgicos — e hoje é um dos pilares do universo digital.

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram nasceu com o nome “Burbn”, inspirado no bourbon, uma bebida típica do sul dos Estados Unidos. A ideia inicial era um app de check-ins, tipo o Foursquare, mas o público se interessou mesmo pelas fotos. Assim, os criadores decidiram simplificar o produto, e o resto é história.

Instagram 15 anos

Em 2012, o Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão, um valor considerado alto na época, mas que se mostrou uma jogada de mestre. A rede cresceu rápido, lançou ferramentas que definiram a cultura digital e transformou influenciadores em verdadeiros empreendedores globais. Então, para dar aquela nostalgia no peito, relembre algumas coisas sobre essa amada – e odiada – rede social.

Cinco coisas que você (talvez) nem lembre mais sobre os 15 anos do Instagram

1. Apenas para iPhone

hoje, 15 anos depois, o Instagram está presente em todas as marcas de celular, basicamente, mas quem lembra que, por muito tempo, apenas usuários de iPhone tinham o aplicativo? Quem tinha celulares Android ou Windows Phone precisavam recorrer a apps “piratas” para dar aquele jeitinho e usar a rede social. A versão oficial do Instagram para outros sistemas operacionais só chegou em 2012.

2. Os filtros dominavam tudo

Antes de Reels, Stories e carrosséis, o maior charme eram os filtros. Aliás, esse foi o primeiro diferencial do Instagram. Efeitos como Valencia, X-Pro II e Earlybird faziam sucesso. Tanto é que muitos usuários escolhiam o filtro antes mesmo da foto!

3. Só cabiam fotos quadradas

Durante anos, o Instagram não aceitava fotos retangulares. Todo mundo precisava cortar a imagem ou usar apps externos para “enganar” o formato. Enquanto hoje em dia, o aplicativo lança até formatos polêmicos, como o ultrapanorâmico (5120 x 1080 pixels), que ainda não se sabe se veio para ficar.

4. Os vídeos chegaram só em 2013

E por falar em ferramentas que vieram para ficar, por muito tempo, o Instagram era só para fotos. Lá em 2013, quando liberou vídeos, o limite era de 15 segundos — um marco que abriu caminho para os Reels.

5. O feed era cronológico

Até 2016, as publicações apareciam em ordem de postagem. Depois, o algoritmo entrou em ação e começou a priorizar engajamento e relevância – o que trouxe felicidade para as marcas, mas tristeza para muitos usuários.

Instagram 15 anos

6. Já existiu o “IGTV”

A tentativa de competir com o YouTube durou pouco. O IGTV foi lançado em 2018 e prometia vídeos longos verticais, mas o formato nunca emplacou.

O Instagram mudou tanto que hoje mistura entretenimento, negócios e comportamento. É a principal vitrine de criadores, artistas e marcas, além de um espaço para memes e movimentos sociais. Estima-se que o app tenha mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais e seja responsável por cerca de 30% do tempo que as pessoas passam nas redes sociais.

A rede também ditou tendências — dos filtros de cachorro aos desafios dos Reels — e reinventou como consumimos informação. Ao completar 15 anos, o Instagram se mantém relevante, mesmo com a concorrência feroz do TikTok e de novas plataformas. E, convenhamos, continua sendo o lugar onde todo mundo quer “bombar”, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

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