Instalação de brinquedos para crianças em cadeira de rodas nos parques infantis é proposto na Câmara

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza|Política


Criança gosta mesmo é de brincar! E temos que considerar que essa atividade é imprescindível para o desenvolvimento saudável dos pequenos. Engana-se quem pensa que só porque uma criança está em uma cadeira de rodas ela está incapacitada de se divertir como qualquer outra.

É por isso que o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PDT), sugere (por meio do projeto de indicação de nº 322/2015), a instalação de balanços e brinquedos voltados exclusivamente para crianças usuárias de cadeiras de rodas nos parques infantis implantados nas praças do município.

De acordo com o projeto, os brinquedos que permitem o uso da cadeira de rodas deverão ser compostos por barras, rampas e travas que possibilitem toda a segurança necessária para a criançada. Na justificativa Salmito explica que a ideia é ampliar o alcance dos parques infantis de Fortaleza, e que também é uma forma de promover maior inclusão social e oferecer mais alternativas para as crianças usuárias de cadeiras de rodas, melhorando a qualidade de vida e proporcionando mais vínculos afetivos e sociais.

“É de grande importância que o acesso aos equipamentos públicos do município de Fortaleza seja garantido a toda a sociedade”, afirma o vereador na justificativa.

usuárias de cadeiras de rodas 2

O Poder Executivo também fica autorizado a realizar convênio com instituições públicas e privadas no sentido de viabilizar a execução do projeto, que atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, aguardando o Presidente da Comissão designar um relator para que o projeto receba o parecer.

Brincar possibilita explorar espaços, objetos, fazer novos amigos… São experiências que vão na contra mão de nosso viver consumista, que está sempre a procura de algo a ser ganho. Então, porque privar as crianças de aproveitar as lindas praças que a nossa cidade tem e viver as delicias desses momentos apenas porque elas são usuárias de cadeiras de rodas?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter