Instituto Aço Cearense: “Caravana Aquelas” e a arte como combate às violências

Acontece|Atualidades

O teatro enquanto espaço de conhecimento, de reflexão e, principalmente, de transformações. Foi a partir dessa ideia que o coletivo cearense MANADA Teatro idealizou a “Caravana Aquelas”, projeto que reuniu artistas, psicóloga, advogada, líder de movimento e assistente social para abordar o elevado número de casos de feminicídio e/ou das mais diversas formas de violências contra mulheres.

A programação, que aconteceu de 22 a 25 de janeiro, em Marabá (PA), contou com apresentação do espetáculo “AQUELAS – uma dieta para caber no mundo”. No palco, as atrizes Juliana Veras e Monique Cardoso remontaram a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre, no Ceará, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, que foi transformada em mártir e até hoje é ícone de devoção do povo da região.

Dirigido por Murilo Ramos, o espetáculo estreou em 2017. Desde então, já circulou por 16 estados, 36 cidades e foi visto por mais de 7.000 pessoas. E foi justamente a partir dessas apresentações e da relação com o público que o MANADA Teatro sentiu a necessidade de idealizar o “Caravana Aquelas”.

.

Vivências e oficinas

O projeto ainda contemplou uma série de ações justamente para fomentar a troca de ideias e experiências sobre o tema, com interpretação em libras. A agenda teve também um bate-papo com o público para a troca de mais informações, curiosidades e referências que nortearam a criação da peça. 

Para além disso, nos dias 23 e 24 de janeiro, o Sesc de Marabá recebeu a oficina “Vendas e Mordaças”, com Juliana Veras e Monique Cardoso. Com entrada gratuita, a atividade proporcionou uma vivência sensorial e afetiva que traz a identidade e a força da mulher, a partir de exercícios inspirados no processo criativo do espetáculo “AQUELAS”, com o objetivo de explorar o conhecimento de si através da outra e do espaço. 

Para finalizar, nos dias 24 e 25, a Caravana Aquelas promoveu, na Associação de Mulheres Arco-íris da Justiça e na Associação de Mulheres da Vila Sororó, respectivamente, palestras e atendimentos gratuitos especialmente voltados para o público feminino.

A Caravana Aquarelas em Marabá tem patrocínio do Instituto Aço Cearense e GNR Fortaleza, com parceria do Sesc Pará, Associação de Mulheres Arco-íris da Justiça e Associação de Mulheres da Vila Sororó. Produção: Kariri Cultura. Realização: MANADA Teatro e ATO Marketing Cultural.

.

Sobre o Instituto Aço Cearense

O Instituto Aço Cearense é o responsável por todas as ações do Grupo Aço Cearense de cunho social, educacional, esportivo e de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do Ceará e também do Pará e do Tocantins, onde estão localizadas a SINOBRAS e a SINOBRAS FLORESTAL, empresas do Grupo. Com 12 anos de atuação e mais de R$ 23 milhões investidos, 224 instituições já foram atendidas, totalizando cerca de 160 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto nos três estados.

E para ficar por dentro de mais ações realizadas, siga o Instituto Aço Cearense no Instagram!

Fotos/Fonte: Assessoria / Reprodução – Aço Cearense

Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter