Implementar mudanças que promovam qualidade e aumentem a eficiência e equidade na educação. Esses são apenas alguns dos muitos objetivos do Instituto Alfa e Beto, que há 10 anos tem como missão transformar as práticas educacionais no Brasil. Como a proposta do Instituto é aliar, de forma integrada, o ensino estruturado, a pedagogia, a tecnologia e a gestão, na manhã da última quarta-feira (07) membros do grupo estiveram com o prefeito em exercício Carlos Hilton Soares discutindo os avanços da educação de Sobral e conhecendo de perto o trabalho realizado pela rede pública de ensino do município.
O Instituto Alfa e Beto é criador do Prêmio Prefeito Nota 10, que premiará, na próxima quarta-feira (14), em Brasília, o prefeito Veveu Arruda por oferecer educação de qualidade às crianças de Sobral.Durante o encontro, Carlos Hilton explicou como Sobral chegou ao patamar de melhor educação pública do Brasil, segundo dados do Ideb. “A reestruturação educacional de Sobral começou na gestão do então prefeito Cid Gomes, que identificou na época, através de consultorias e de um trabalho braçal de todo o poder público, as fragilidades que a cidade tinha, como a desvalorização do professor, a falta de infraestrutura, a falta de novas ideias, a desvalorização de novos ensinos dentro do modelo básico educacional, entre outras fragilidades que na época foram transformadas em potencialidades”, explicou.
Segundo Carlos Hilton, “com o passar dos anos, e com o modelo padronizado pelo ex-secretário de Educação Ivo Gomes, Sobral deu um salto de crescimento gigantesco, com a criação das Escolas de Tempo Integral, Escolas Profissionalizantes, Centros de Educação Infantil, para crianças de 0 a cinco anos, valorização a leitura com projetos como a Brinquedoteca, reforma e ampliação da biblioteca pública, entre tantos outros serviços”.
Como foi dito no início da matéria, o próximo premiado do projeto é o prefeito de Sobral, Veveu Arruda. No próximo domingo, o portal de notícias do Instituto Alfa e Beto destacará os exitosos números do município em uma reportagem especial. Vamos aguardar e nos orgulhar ainda mais da nossa querida Princesa do Norte.
Fotos: Reprodução.