Instituto GBarbosa investe em capacitação e promove a inclusão

Comportamento

CAPA - G BARBOSA

Nem só de lucro vive uma empresa. Para estar em dia com o mundo moderno, é preciso aliar lucro e empreendedorismo a preocupação com questões como solidariedade e inclusão social. Pensando nisso, a rede de supermercados GBarbosa criou o instituto GBarbosa. Com atuação focada em projetos sociais, há sete anos o Instituto GBarbosa (IGB) tem colaborado para transformar a realidade de comunidades onde atua e de pessoas com algum tipo de deficiência (PcD) que anseiam por uma oportunidade no mercado de trabalho. Em 2012, o Instituto expandiu ainda mais os projetos “Despertar e Aprender” e “Produto Solidário”, que beneficiaram direta e indiretamente mais de mil pessoas.

G Barbosa 046
Aula inaugural inaugural do Despertar e Aprender em Fortaleza, um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto GBarbosa.

Durante o ano de 2012, através do Despertar e Aprender, o Instituto GBarbosa capacitou 51 pessoas com deficiência que atualmente trabalham em diversas redes de supermercados. O projeto foi expandido para Feira de Santana (BA), em parceria com a APAE, e para Fortaleza (CE) em parceria com o Recanto Psicopedagógico da Aldeota. “Em Fortaleza, todas as 15 pessoas com deficiência capacitadas já estão trabalhando no varejo. Esse é um projeto inovador, que transforma a vida de muitas pessoas que antes não tinham oportunidade de trabalhar”, explica o gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil, Fábio Oliveira.

Fruto de parcerias com Fundação Odebrecht e Sebrae/SE, o projeto “Produto Solidário” permitiu que pequenos agricultores e artesãos se organizassem, formando redes de produtores preocupados com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, cinco cooperativas são beneficiadas pelo projeto: a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves- BA (Coopatan), a Cooperativa de Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap), a Cooperativa dos Produtores de Mandioca de Campo do Brito (Coofama) e a Casa do Artesão, que produzem, respectivamente, farinha de mandioca, palmito em conserva, vassoura de piaçava, farinha de mandioca e sacolas retornáveis (ecobags).

O balanço do projeto em 2012 é considerado positivo. “Beneficiamos 1.029 cooperados nas cinco cooperativas que fazem parte do projeto, contribuindo para que eles obtenham um aumento na renda média mensal. Além disso, mais de R$ 500 mil foram comercializados pelas cooperativas no mercado formal”, avalia Fábio.

 

Novidades para 2013

Além dos projetos já consagrados, em 2013, o Instituto GBarbosa executará o projeto “Reciclando Realidades”, que consiste em mobilizar os catadores de resíduos sólidos, organizando-os como segmento a fim de capacitá-los para desenvolver seus empreendimentos e promover a autossustentabilidade para seu negócio e sua vida. Através de edital lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o projeto foi selecionado nacionalmente em 3º lugar, após concorrer com outros 92 projetos de todo o Brasil.

 

Fotos: Reprodução/Divulgação

Inscreva-se na nossa newsletter