Mais famosos e 100 dias de programa: tudo o que sabemos sobre o novo BBB 21
26 de outubro de 2020
Netflix lista os melhores episódios de Halloween das séries disponíveis!
26 de outubro de 2020

Instituto Moreira Salles publica livro do fotojornalista Luciano Carneiro

Em sua breve e profícua carreira como fotojornalista, o cearense Luciano Carneiro (1926-1959) documentou eventos históricos que marcaram a década de 1950, como a Guerra da Coreia e a Revolução Cubana. Também produziu grandes reportagens sobre aspectos da realidade brasileira, de conflitos fundiários a atos estudantis. Sua obra é tema de um novo livro, publicado pelo Instituto Moreira Salles em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

Intitulada Luciano Carneiro – Fotojornalismo e reportagem (1942-1959), a publicação foi lançada última quinta-feira, em uma live no YouTube do IMS, que contou com conversa com os organizadores do projeto: Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS e organizador do livro, Marcos Tardin, diretor da Fundação Demócrito Rocha, e Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Estado do Ceará.

Sobre a obra
Este livro é o primeiro a percorrer de forma abrangente a carreira e obra de Carneiro, cujo acervo está, em parte, sob a guarda do IMS. A publicação reúne mais de 170 imagens e cerca de 35 matérias. Também apresenta uma cronologia detalhada da vida do fotógrafo. O material exibido no livro provém do acervo de Carneiro e dos arquivos da revista O Cruzeiro, hoje parte do acervo do jornal Estado de Minas.

fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *