Você já deve ter ouvido falar que o Aedes aegypti é um mosquito com hábitos oportunistas. Por ser um inseto que vive perto do homem, sua infestação costuma ser mais intensa no verão em função da elevação da temperatura e da intensificação das chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do Aedes aegypti.
Para saber o que os internautas acham da mobilização da sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o portal da Assembleia Legislativa realizou uma enquete entre os dias 11 e 18 deste mês.
O resultado da enquete mostrou que a maioria dos internautas (73,1%) defende que a melhor forma de acabar com o mosquito Aedes aegypti é por meio da mobilização da sociedade e governo para eliminar os focos do inseto. Outros 19,2% apontam a pulverização de inseticida e uso de carros fumacê como os mais eficazes no combate ao mosquito. Já para 7,7% dos internautas, é impossível eliminar o transmissor da dengue.
Para o deputado Zé Ailton Brasil (PP), a enquete revela que a população cearense está consciente da necessidade de eliminar os focos de procriação do mosquito. O parlamentar aponta que a melhor estratégia para atingirmos esse objetivo é a difusão das informações quanto aos malefícios das doenças causadas pelo inseto e sobre as práticas nocivas que a sociedade ainda desenvolve e que favorecem a proliferação do mosquito.
O biólogo, doutor em Ciências Médicas e professor de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Pamplona, também ressalta a importância de mobilizar a sociedade. “De fato, não há ferramentas de controle que sejam suficientes. Governo nenhum do mundo é capaz de controlar esse vetor sem uma ação efetiva e sistemática da sociedade”, comenta. Para Luciano Pamplona, as visitas domiciliares, com aplicação de larvicidas, estão cada vez mais limitadas por motivos de segurança.
E você, concorda com a opinião da maioria dos internautas no resultado dessa enquete? O No Pátio quer saber.
Fotos: Reprodução.