Cerca de 50% dos lares brasileiros possuem acesso a Internet, isso sem contar nos usuários que se conectam pelo celular – uma média de 81,5 milhões. De olho na interatividade que a rede proporciona as pessoas, o portal da Assembleia Legislativa realizou uma enquete com o objetivo de saber sobre o hábito em buscar informação a respeito dos acontecimentos da cidade, estado e País através da Internet.
A pesquisa que foi veiculada entre os dias 31 de agosto e 14 de setembro, revelou que a maioria (70%) dos internautas confirmaram ter o costume de conferir o noticiário, seja por meio dos jornais diários, consultas à internet, rádio ou televisão. Outros 19% disseram se informar apenas por notícias na Internet, enquanto 10,3% admitiram ter perdido o interesse em se atualizar.
O deputado Capitão Wagner, ao avaliar os números da enquete manifestou certa preocupação com o percentual de quase 20% das pessoas que acompanham as notícias somente pela internet. “Nesse ambiente circulam muitas notícias falsas e sem procedências, que confundem as pessoas e podem provocar grandes estragos, já que a disseminação das informações é impressionantemente rápida”, alertou ele.
O parlamentar também considerou que os 11% que perderam o interesse em estar bem informado, podem facilmente ser manipulados por “não saber o que ocorre a sua volta”.
Já o deputado Professor Teodoro se alegrou com o resultado da enquete, pois segundo ele, os dados revelam que as pessoas, no mundo do conhecimento, estão cada vez mais ávidas por informação. Para o deputado, o hábito de ler jornais, consultar a internet, escutar rádio e acompanhar os telejornais é um bom indicador da preocupação de estar atento ao que se passa.
E você, além do No Pátio onde mais costuma buscar informação sobre a diversidade de fenômenos e principais notícias do Ceará e do mundo? Conta para a gente…
Fotos: Reprodução.