Intolerância religiosa será alvo de debate na UFC

Acontece|Atualidades|Fortaleza


Você tem Deus no coração? Ou Alah? Ou Jeová? Ou Ogum? Ou simplesmente não crê em divindades? Todo mundo tem alguma crença ou não e isso é um direito legítimo, garantido por constituição. Todos têm o direito de se expressar e demonstrar a sua fé da maneira que quiser, desde que não ofenda o espaço ou crença alheios. Infelizmente, no Brasil, ainda existe muitos casos de pessoas que não respeitam a opinião do outro e querem, por fina força, que o seu modo de pensar prevaleça. Mas estes casos de intolerãncia devem e estão sendo combatidos aqui na Capital.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), promove o encontro Fortaleza Contra a Intolerância Religiosa, nesta sexta-feira, 31, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro, organizado pela Coordenação de Promoção e Difusão de Cidadania e Direitos Humanos e pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos, tem o objetivo de promover a cidadania e o respeito às crenças e o direito à não-crença, respeitando direitos individuais e coletivos.

A titular de Educação em Direitos Humanos, Eunice Siebra, afirma que “o encontro servirá para reunir lideranças e membros religiosos da cidade de Fortaleza para mostrar que suas crenças levantam a bandeira contra a intolerância religiosa, ratificando, assim, o amor, a união e o respeito à diversidade religiosa”. Para Allan Damasceno, coordenador de Promoção e Difusão, “a discussão é necessária tendo em vista os casos de violações de direitos humanos ocorridos em nome da fé”.

religiao02A discussão sobre o respeito pelas diversas manifestações religiosas tem pautado as ações da SCDH. No último dia 8 de julho, o órgão promoveu o evento “Eu visto branco, eu sou da paz” no Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Centro). Na ocasião, com o olhar da cidadania, mais de 40 representantes do povo de santo discutiram a perseguição religiosa vivida pelos seguidores de matrizes africanas.

O encontro é realizado com a Coordenadoria Especial da Igualdade Racial da SCDH, em parceria com a União Espírita Cearense de Umbanda, Instituto de Difusão da Cultura Afro-Brasileira, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE).

E que o Deus ou a divindade que reside no seu coração e na sua fé lhe traga um dia cheio de paz e de conquistas. Mas, se você não crê em nenhum, também não tem problema. Que você tenha um ótimo dia cheio de vitórias da mesma forma.

Serviço
Fortaleza Contra a Intolerância Religiosa
Dia 31/07 (sexta-feira)
Hora: 8h às 12h
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, S/N, Centro)

Inscreva-se na nossa newsletter