Adriane Galisteu apresentará programa de moda da Band
24 de junho de 2011
Brasil será homenageado em festival cultural na Bélgica
24 de junho de 2011

Invista no Networking!

O No Pátio mostra como o networking bem feito pode impulsionar sua carreira. Essa rede de conhecidos é muito mais poderosa do que parece. Fique de olho no mercado de trabalho!

O networking pode ser definido como a rede de relacionamento feita no local de trabalho. Além dos contatos como telefone e e-mail, é preciso manter o relações com os integrantes da lista para ter a liberdade de pedir ajuda, opiniões e trocar ideias. Caso contrério, não adianta nada ter uma networking com 500 nomes e não ter proximidade com nenhum deles. Essa preciosa lista de contatos importantes pode levar você ao emprego dos sonhos e ao cargo almejado.

Não é novidade que nem sempre as melhores oportunidades de trabalho são anunciadas em jornais ou site de recrutamento. Nesse momento, o que pode ter maior peso na sua contratação é o networking, ser conhecido por pessoas que possam alavancar um desenvolvimento profissional e agregar valores a sua carreira. Em muitas empresas, mesmo com anúncio em sites de recrutamento, a indicação e a propaganda “boca a boca” tem um valor muito mais significativo.

Sabe os antigos amigos da época do colégio, os familiares distantes e os colegas da faculdade? Essas pessoas podem ser boas opções para integrar a sua lista. Todas as pessoas com um bom contato social podem e devem ser adicionadas ao networking. Mesmo que aparentemente não possam agragar nada, no futuro pode ser diferente. Mas, para construir essa rede de relacionamentos profissionais, não há outra saída que não seja manter o contato.

Os eventos e conferências da empresa são excelentes oportunidades para aumentar o número de contatos na sua lista. Ao comparecer a eventos desse porte, tenha sempre em mãos algumas cópias do currículo e cartões de visita para entregar aos contatos mais significativos.

Veja algumas dicas para travar um contato profissional mais próximo:

1. Puxe um assunto comum, sobre o local em que estão ou a respeito do tema da reunião ou do evento. Assim, você estabelece uma conversa amigável e não “joga” de cara a necessidade de trocas os contatos.

2. Durante a conversa, nada de ficar calado ou monossilábico. Seu maior interesse é estabelecer um laço profissional, então fale das suas habilidades e das experiências que já teve. Claro, que essa conversa desse ser de forma sutil.

3. No fim da conversa, ofereça seus contatos e entregue um cartão. Deixe a pessoa a vontade para entregar o dela. Caso perceba uma abertura maior, você pode pedir um cartão.

4. Se o contato divulgou o e-mail, mande uma mensagem para ele e comente o evento ou alguma impressão profissional do local. Uma mareira de manter os laços

5. Depois de contatos trocados, é importante manter o vínculo. Mande e-mail, convide para almoços ou ligue de vez em quando. Dessa forma você evita que seus contatos esqueçam de você

O networking é construido a cada dia, não espera sair do emprego para começar a pensar na organização da sua lista de contatos profissionais! Mesmo quando está tudo bem no trabalho e a instabilidade parece ser uma companheira inseparável, é bom saber que pode contar com outras possibilidades!

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. Ed Rodrigues disse:

    Parabéns pelo blog e pelo site, Lívia. Muito bem redigido e com matérias bem interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *