Uma ótima notícia para os proprietários de imóveis situados no centro histórico de Fortaleza: no entorno de bens tombados em âmbito federal como o Forte Nossa Senhora da Assunção e o Theatro José de Alencar, poderão financiar suas propriedades para serem restauradas. O projeto é uma parceria entre Iphan e Prefeitura Municipal de Fortaleza e fará parte das ações do PAC das cidades históricas.
Serão recuperados e requalificados bens particulares que estão no entorno da Praça Castro Carreira (Praça da Estação), passando pelo Forte Nossa Senhora da Assunção (10ª RM), Mercado Central, Praça dos Leões, do Ferreira e José de Alencar.
E não é só a capital cearense que será contemplada pelo projeto, outras cidades cearenses já assinaram convênio com o Iphan, são ela Sobral, Aracati e Viçosa. Inicialmente serão investidos, em Fortaleza R$ 3 milhões, com recursos do Iphan e cerca de 8% da prefeitura.
Para Clélia Monastério – coordenadora de patrimônio da Secretaria de Cultura de Fortaleza esta será uma oportunidade única para que os proprietários restaurarem seus bens, e também contribuam para a preservação da nossa história.
Foto: Reprodução