O mundo aparenta a cada dia que passa estar mais violento, e viver em paz vem sendo algo cada vez mais almejado por pessoas de todo o planeta. Alguns lugares demonstram ser mais tranquilos, enquanto outros possuem títulos adquiridos através de níveis históricos de nações mais violentas do mundo, como é o caso do Oriente Médio e do Norte da África.
Desde 2007, o IEP (Institute for Economics and Peace), se baseando em índices externos e internos de cada país, divulga anualmente um índice global da paz (Global Peace Index) e conforme divulgou na última quarta-feira (17), a Islândia é o país mais pacífico do mundo.
Entre os dez países mais tranquilos depois da Islândia estão Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia, Suíça, Finlândia, o Canadá, Japão, Austrália e a República Tcheca. Portugal aparece ocupando a 11ª posição, seguido da Irlanda, enquanto a Alemanha surge em 16º e a Espanha em 21º.
O Brasil está em 81º. Na América do Sul, ele está à frente apenas da Venezuela, 142º, e da Colômbia, 146º. Ocupando o último lugar na lista de 162 países ficou a Síria, que tem 99,6% da população mundial.
Entre os indicadores que foram utilizados para basear a elaboração da lista estão segurança pública, violência policial, taxa de homicídios, justiça social, terrorismo, participação em conflitos, grau de militarização e gastos com armas.
O GPI revelou que a Líbia foi o país que mais desceu na classificação, caindo de 13º lugar para 149º, enquanto a Guiné-Bissau foi o que mais subiu, saltando 24 posições, aparecendo agora em 120º lugar. Ainda segundo o estudo, no ano passado houve um aumento significativo na intensidade dos conflitos armados, tendo-se registrado mais de 180 mil mortos, diante de 49 mil em 2010.
Então, que tal nas próximas férias preparar as malas e ir direto conhecer a Islândia para conferir de pertinho a fama que ela ganhou?