Nunca a cidade de Chernobyl esteve tanto na moda! Primeiro, por despertar a curiosidade das pessoas em torno de uma das piores catástrofes nucleares de todo o mundo. E segundo, porque depois que a HBO fez um seriado sobre o acidente, todo mundo quis saber ainda mais sobre tudo relacionado a essa pequena cidade na Ucrânia. A vontade das pessoas em conhecer onde a história real aconteceu é tão grande que o lugar virou praticamente ponto turístico – apesar das proibições de visita pelo risco de radiação. Mas isso mudou e agora o turismo em Chernobyl já está liberado!
Desde o acidente de 1986, o governo da Ucrânia proibiu que as pessoas se aproximassem da cidade. Isso porque os níveis de radiação eram considerados inseguros. Com o passar dos anos, os níveis foram diminuindo. Porém, por mais que ainda não se saiba com certeza sobre os efeitos dos resquícios de radiação nas pessoas, já é perfeitamente possível fazer um “tour” pela cidade. Isso porque, desde julho deste ano, o governador da Ucrânia assinou um decreto que reconhecia a cidade como atração do País, liberando o turismo em Chernobyl.
O ato foi feito, muito provavelmente, devido ao aumente do interesse das pessoas na cidade depois da famosa série Chernobyl, da HBO. O fato é que é possível conhecer, com a ajuda de guias especializados, diferentes locais da cidade. Vale ressaltar que hoje em dia ela está completamente abandonada. E que, com a pandemia, o turismo na região ainda segue com medidas restritivas e quantidade limitada de visitantes. Mas, sem dúvidas, um dos passeios mais interessantes é à visita ao famoso reator de Chernobyl. Ou melhor, à sala de controle do reator número 4. Isso porque foi lá que tudo aconteceu. Testes indicam que a radiação nesse local é cerca de 40 mil vezes maior do que o normal, ou seja, o passeio é para os corajosos!
Então, teria coragem de embarcar a turismo para Chernobyl nas próximas férias?