Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é como uma epidemia silenciosa e necessita de um olhar atento para sua prevenção. E para tratar da importância deste tema, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), ressalta neste início de ano a importância da campanha Janeiro Branco.
Sintonizada com a importância dessa questão, a Assembleia Legislativa instalou em 2019 a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. O colegiado aborda estratégias de checagem da saúde mental. A Casa também já aprovou diversos projetos ligados aos cuidados com a saúde mental, entre eles, a proposta que dispõe sobre a instituição do Selo Empresa Amiga da Saúde Mental.
O selo é concedido às empresas que desenvolvam ou participem de iniciativas e ações que contribuam para promoção da saúde mental e para inclusão social das pessoas com transtornos mentais. Além disso, outra proposta também sancionada pelo ex-governador Camilo Santana, determina que os veículos de comunicação de órgãos públicos do Estado divulguem, em suas plataformas digitais, dicas e informes sobre cuidados com a saúde mental.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos! Faça você parte dessa corrente e dê relevância dos cuidados da saúde mental.
“A vida pede equilíbrio”
Idealizada em 2014 pelo psicólogo mineiro, Leandro Abrahão, o movimento Janeiro Branco é uma ação de âmbito nacional dedicada à saúde mental da sociedade. A tônica da campanha é a construção de uma cultura pautada pelo bem estar emocional e psicológico, auxiliando na redução de doenças psicossomáticas e contribuindo para uma vida mais plena e longeva. O tema para o ano de 2023 é: “A vida pede equilíbrio”.
Fotos: Reprodução / Fonte: Assembleia Legislativa
Pátio Hype