Como parte da programação de reabertura do Anexo do Theatro José de Alencar, na próxima quarta-feira (17), Jesuíta Barbosa ministra oficina de teatro aberta aberta ao público. Definida como um exercício aberto e de sensibilização pelo pernambucano, a atividade une práticas e experiências do ator, com início a partir das 16h, em uma das salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena).
“Não há nada muito acertado. Há algo assertivo, no sentido que propomos algo e daí vamos tirar aprendizado. Não trouxe nenhuma fórmula concreta. A ideia é propor e ficar modulando durante as aulas, que são um exercício de sensibilização. A gente trabalha ioga, meditação… O Diego Salvador, que é bailarino, trabalha com aquecimento também na oficina”, destaca o ministrante sobre a oficina.
Após ter passado por obras de manutenção e conservação, com investimento de R$ 200 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult, o anexo do Theatro José de Alencar passa a receber melhor os artistas, produtores, técnicos, servidores e, especialmente, o público. “A gente vai comemorar mais um dia 17 no Theatro. É bom que mantenham essa coisa festiva de trazer gente pra cá. É importante porque a gente cria uma especie de ritual”, ressalta o ator.
Marcando o dia especial para o TJA, a cidade e todo o Ceará, o público poderá conferir com entrada franca uma programação especial, ao longo de todo o dia. A solenidade de reabertura acontece às 9h30, com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e da diretora do TJA, Selma Santiago. “Todos estão convidados tanto para a programação especial de reabertura quanto para vivenciar esses vários espaços no dia a dia, percebendo de perto toda a riqueza e a pluralidade das atividades do TJA”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.
Fotos: Reprodução