Os atletas paralímpicos brasileiros já estão perto de bater o quadro de medalhas da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012. Em uma semana de jogos, já foram 13 medalhas. O Brasil está na oitava colocação. São sete medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.
Na natação, Daniel Dias e André Brasil já conquistaram quatro, dos sete ouros do quadro geral da delegação brasileira. André também ficou com uma prata nos 200m Medley. As outras três medalhas de ouro vieram do atletismo com Alan Fonteles Cardoso, Yohansson Nascimento e Terezinha Guilhermina que garantiu uma vaga em mais uma final.
Na prata, além da medalha de André Brasil, Lucia Texeira da Silva conquistou a medalha no judô e Gerusa Geber Santos no atletismo. Os bronzes, também no judô, vieram com Antônio Tenório, Daniele Milan Bernardes e Michele Ferreira.
A China lidera o quadro geral com 38 medalhas de ouro e 93 no total, seguida da Grã-Bretanha (56), Rússia (39), Austrália (44), Ucrânia (37), os Estados Unidos (33), e a Alemanha (26).
Para superar a marca da versão dos Jogos em Pequim 2008, o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, precisa agora centrar forças para fazer crescer o número de medalhas. Em pequim o país ficou em nono lugar no quadro geral de classificação. Foram 47 medalhas ao todo. Em Londres, a delegação brasileira tem atletas competindo em 18 das 20 modalidades dos Jogos.
Foto: reprodução