Jovem descobre super bactéria capaz de acabar com pneus

Hype do Bem|Hype por Aí|Hypeando

Nunca a preocupação com o meio ambiente esteve tão em voga quanto nos últimos tempos. Com as mudanças climáticas cada vez mais evidentes e desastres como as queimadas na Amazônia acontecendo, cada vez mais gente tem se preocupado em tomar medidas que gerem impacto positivo na recuperação do meio ambiente. Nesse processo, uma das maiores preocupações são os processos de reciclagem de materiais. E, sem dúvidas, a reciclagem de materiais como plásticos e borrachas derivadas do petróleo são as mais complicadas. Mas, e se tivesse algo que fosse capaz de acabar com pneus, por exemplo?

Segunda a pesquisa de um jovem chileno de apenas 19 anos, há sim algo capaz de acabar com pneus e outros materiais derivados de petróleo. E não estamos falando de encontrar um novo uso para o material existente, não. Aqui, a estão é efetivamente eliminar o pneu da natureza. Jorge Miles estuda Medicina na Universidad Catolica de Chile, e descobriu uma bactéria que tem o pode de “devorar” rapidamente pneus e outros materiais, uma vez que ela se alimenta de borracha.

O estudo foi feito em parceria com o professor Patrício Nuñez, e deve ser apresentado em novembro em um congresso na Alemanha. De acordo com ele, um pneu levaria até mil anos para se decompor na natureza. Já com a ajuda da bactéria, esse tempo cairia para alguns dias. E mais: o resíduo gerado dessa “digestão” das bactérias poderia ser utilizado como biocombustível.

Hoje não existe nenhum outro método para acabar com pneus, o que mostra o grau de ineditismo da pesquisa. Especialistas creem que essa descoberta pode transformar o mundo e os processos de reciclagem de vários materiais. E que mais jovens como Jorge continuem fazendo mais descobertas a favor do meio ambiente!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter