Imagine só ter a oportunidade de aproveitar o período das férias escolares para fazer cursos e oficinas na área de tecnologia e aprender na prática a fazer jogos digitais? Isto foi exatamente o que aconteceu com 34 crianças do grande Pirambu, em Fortaleza. A Secitece, através do projeto UTD Itinerante, da Universidade do Trabalho Digital, realizou na sede da Cooperativa Pirambu Digital, uma oficina completa de jogos, com o objetivo de estimular a cognição, a matemática, a lógica e noções de narrativa em meninos e meninas de 10 a 14 anos de idade. No final da oficina, veio a melhor parte do projeto: cada aluno criou seu próprio jogo de ação!
Na manhã desta segunda-feira (15), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o presidente do Instituto Centec, Silas de Barros, e a coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, participaram da solenidade de entrega de diploma aos concludentes da oficina, que foi ministrada pelos professores Ítalo Furtado e Rômulo Jardim.
Durante a entrega, o secretário Inácio Arruda aproveitou para parabenizar as crianças pelo trabalho desenvolvido no final do curso e destacou o papel da Secitece na transferência de potencial tecnológico para todos. Inácio também estimulou os concludentes a desenvolverem jogos contando a história do Ceará, falando sobre os heróis cearenses e de gente de muita luta que conquistou o direito de morar naquela região.
Rian Felipe, de 12 anos, um dos alunos da oficina, gostou de usar os dias de férias para adquirir novos conhecimentos: “Não temos o que fazer em casa. Foi muito bom vir para cá, fazer amigos e ainda aprender novas técnicas na área de jogos digitais.”, declarou Rian. Os alunos Nayla, Mayara Felipe, Gabriel e muitos outros também estavam felizes e orgulhosos com suas criações.
O coordenador do Pirambu Digital, Fabrício Mendes, ressaltou a parceria com a Secitece e Centec e a importância da oficina Jogos Digitais para crianças carentes. “Esse tipo de formação só acontece em colégios de alto padrão”, disse. “Graças a essa parceria excepcional, as crianças puderam desenvolver produtos de alta qualidade”, conclui.
A ação ‘UTD Itinerante’ é mais uma iniciativa da UTD/Secitece que leva capacitação para comunidades com baixo IDH e em situação de vulnerabilidade social. A oficina Jogos Digitais, realizada no Pirambu Digital, contou com a participação de 34 alunos, com idade entre 10 e 14 anos e aconteceu no período de 27 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018, com 60 horas/aula. Eles receberam o treinamento e o material didático gratuitamente.
Definitivamente, as crianças são o futuro do nosso estado e é com ações como essa que é cada vez mais possível não só estimular a educação delas, mas também identificar aptidões e talentos, criando assim, quem sabe, os gênios cearenses do futuro próximo!
Fotos: Reprodução