Após os episódios de violência na eleição do último domingo (02), o clima de tensão aumentou bastante em Fortaleza. A prova disso é que juízes eleitorais das 13 zonas de Fortaleza pediram ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que seja requisitado o envio de tropas da Força Nacional para o segundo turno das eleições na capital cearense.
No pedido, os juízes relataram oito episódios “de excessos e omissões por parte de policiais” no dia do primeiro turno das eleições 2016. Grande parte dos casos citados pelos juízes envolveram situações com camisas em alusão ao Capitão América e entre os mais graves, esteve uma ação truculenta da Polícia com a família do secretário estadual Inácio Arruda (PCdoB).
→ Capitão Wagner
No último sábado (1º), o juiz José Krentel, da 116º Zona Eleitoral, por meio de uma decisão liminar havia proibido que a coligação “Justos somos mais” confeccione, divulgue e distribua camisas “atinentes a marca ou escudo do Capitão América ou produtos similares”. A coligação tem o Capitão Wagner como candidato a prefeito de Fortaleza.
O candidato, no entanto, não vê problemas em eventual pedido de envio das tropas federais. “Quem deve se preocupar é quem compra voto. Nós não fazemos isso. Por mim, podem chamar a Força Nacional, a PF, Exército ou até Marinha. Quanto mais gente pra fiscalizar, melhor”, afirmou o candidato. No primeiro turno, tropas foram enviadas para vários estados do País.
→ Inácio Arruda
Pessoas que estavam no IFCE na tarde do domingo (2) registraram o momento em que Inácio Arruda (PCdoB), a filha, Nara Arruda, e a mulher, Terezinha Braga, foram agredidos por policiais militares em Fortaleza. Através de vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que Inácio recebe uma “gravata” de um dos agentes ao tentar intervir na prisão da filha. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.
A presidência do TRE-CE despachou o pedido para consultar o juiz Mauro Liberato, presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, o procurador regional eleitoral, Marcelo Monte, e o governador do Estado, Camilo Santana (PT), sobre o envio das tropas federais.
É, a situação anda bem tensa. Será que a Justiça Eleitoral tem tomado as medidas cabíveis para punir os principais responsáveis por todos os desmandos que estão acontecendo no pleito? É realmente necessário convocar a Força Nacional? O que você acha?
Fotos: Reprodução.