
Recentemente, a cantora Katy Perry fez parte de uma das primeiras “missões turísticas” ao espaço. Fotos e vídeos dela em uma nave espacial patrocinada por Jeff Bezos, criador da Amazon, tomaram conta das redes sociais. Mas rapidamente, o que era uma celebração do sucesso da missão se tornou em uma discussão sobre a veracidade da coisa. Então, surgiu a teoria da conspiração de que Katy Perry nunca esteve no espaço.
Para começar, Katy Perry foi uma das passageiras em um voo com a primeira tripulação exclusivamente feminina da Blue Origin, a empresa de turismo espacial fundada por Jeff Bezos. Assim, a missão teria sido um voo suborbital rápido. Os passageiros experimentariam alguns minutos de ausência de peso. Além disso, teriam uma vista incrível da Terra contra a escuridão do espaço. A empresa organiza essas viagens com o foguete New Shepard. Ele decola verticalmente e a cápsula se separa, chegando ao espaço antes de retornar suavemente com paraquedas.

Contudo, mesmo que a missão tenha sido transmitida ao vivo e com fotos e vídeos oficiais, muita gente não acreditou em nada do que foi divulgado. E assim, diversas coisas começaram a ser apontadas como provas de que, na verdade, tudo não passava de teatro.
As supostas “provas” da teoria da conspiração sobre a ida de Katy Perry ao espaço
Não demorou muito para as pessoas começarem a questionar a veracidade do voo de Katy Perry ao espaço. E a primeira evidência foi apontada logo na chegada da cápsula que trazia Katy e as demais tripulantes. No vídeo, o próprio Bezos abre a porta por fora, contudo, outra gravação feita minutos antes mostra a porta sendo aberta por dentro e, logo, sendo fechada às pressas.
Acontece que, em cápsulas de viagem espacial, existe uma pressurização intensa da cabine. Assim, seria basicamente impossível abrir a porta por dentro, como aparece nas imagens. E isso desencadeou uma verdadeira busca por outras provas de que Katy Perry e suas companheiras de tripulação nunca foram ao espaço.
Internautas também compararam as condições da cápsula após o pouco com a de outros equipamentos da NASA que fizeram o mesmo tipo de viagem. E notaram que a nave de Bezos estava “limpa” demais para um equipamento que atravessou a atmosfera em alta velocidade, enfrentando temperaturas altíssimas.
A briga sobre o cabelo de Katy
Um dos pontos mais polêmicas dessa teoria da conspiração foi o cabelo de Katy Perry e das tripulantes. Isso porque, em um ambiente de gravidade zero, os fios ficam flutuando de forma desordenada. E, para comprovar isso, os conspiradores utilizaram imagens da veterana astronauta Suni Williams, cujos cachos se mostraram difíceis de controlar na falta de gravidade na Estação Espacial Internacional. A cantora e suas colegas, no entanto, permaneceram com seus penteados impecáveis ao longo de todo o tempo que passaram no espaço. Seria mais um indício da mentira?
Outros tópicos também foram apontados como “prova” da mentira, mas despertaram menos polêmicas. Um foi a questão do tamanho das janelas, que seriam grandes demais para uma cápsula espacial. Outra, foi o fato das tripulantes ficarem gravando vídeos e tirando selfies em vez de olhar pelas janelas para admirar o planeta Terra visto do espaço.
Entre fatos e dúvidas, você acha que Katy Perry foi mesmo ao espaço ou é tudo conspiração?
Fotos e vídeos: Reprodução