Os Food Trucks vem há algum tempo conquistando centenas de novos consumidores, mas pouca gente sabe que antes mesmo dessa moda se espalhar pelo País governos estaduais e municipais, em parceria com empresas privadas, já mantinham laboratórios itinerantes de inclusão digital montados em ônibus e caminhões. Foi assim que surgiu o HackTruck, que tem como objetivo não só incluir digitalmente um grande número de brasileiros como também promover o empreendedorismo digital e a capacitação profissional em TI.
Com a intenção de capacitar 500 alunos ao longo de dez meses, o projeto, que é fruto de uma parceria entre a IBM Brasil, a Flex, o Instituto Eldorado e a Apple, vem percorrendo universidades brasileiras localizadas em onze cidades das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, Fortaleza será a primeira cidade a receber o Hacktruck, que neste ano já passou por quatro cidades para ensinar programação iOS a estudantes de TI.
No Ceará, a Universidade de Fortaleza (Unifor) será a única instituição a receber o laboratório digital montado dentro de um caminhão. Durante três semanas, 56 alunos da instituição vão participar de cursos básicos em programação Swift para plataformas iOS, uma das mais populares do mercado mobile, ministrados por profissionais do Instituto Eldorado. Também será oferecido aos estudantes oficinas sobre startups e empreendedorismo. O curso garante certificado de 60 horas de participação aos estudantes.
Desde outubro de 2015, o Hackatruck firmou parceria com sete instituições de ensino superior para oferecer os cursos. O laboratório digital já passou pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e do Rio de Janeiro, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos. Após Fortaleza, o laboratório itinerante segue para Salvador e Recife.
Cerca de 1430 estudantes se cadastraram no projeto e 222 alunos concluíram a capacitação à distância nas disciplinas de Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Introdução à Linguagem Swift. No total, 183 alunos já finalizaram o curso presencial de Swift, que ocorre nas instituições de ensino que recebem o Hackatruck.
Fotos: Reprodução.