LAC comemora 10 anos com Seminário que reúne mesas, lançamentos, cursos e oficinas na Porto Iracema das Artes!

Agenda Cultural|Art Daqui|Cultura

O LAC – Laboratório de Arte Contemporânea – celebra 10 anos de atuação com um seminário especial que acontece entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2025, na Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. A programação, composta por mesas, lançamentos, cursos e oficinas, marca uma década de pesquisas, formações e experimentações artísticas que contribuíram para a cena contemporânea no Ceará! 

A abertura do evento ocorrerá no dia 16 de dezembro, das 10h às 13h, com a Mesa de Abertura conduzida por Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, coordenadores do LAC. O encontro propõe revisitar a trajetória do Laboratório, suas metodologias formativas e o impacto social, pedagógico e artístico acumulado ao longo de uma década.

Ainda no dia 16, das 14h às 17h, o público participa do lançamento do livro “O tremor dos vivos”, de Kaciano Gadelha, com distribuição gratuita de exemplares. A atividade conta com a presença de Lucas Dilacerda, Rodrigo Lopes e Juliano Gadelha, que discutem os desdobramentos críticos e imagéticos da obra. No mesmo dia, das 18h às 21h, acontece o lançamento do catálogo da exposição “Soterramento”, também com distribuição gratuita de exemplares.

Nos dias 17 e 18 de dezembro, a programação segue com duas formações abertas. Das 14h às 17h, o artista e arte-educador Rodrigo Lopes ministra a oficina “Cartografia de Memórias”, abordando arquivos pessoais, imagens familiares e ancestralidade negra como dispositivos de criação. Já das 18h às 21h, o sociólogo e pesquisador Rômulo Silva conduz o curso “Pensamento Radical em Arte Contemporânea”, que aborda epistemologias críticas, práticas anticoloniais e modos de imaginação política no campo das artes.

A oficina “Cartografia de memórias: uma introdução à arte contemporânea” parte das fotos pessoais e outros fragmentos de tempo trazidos pelas pessoas participantes, a ação formativa visa conceber as “cartografias de memória”, articulando as referências artísticas e estéticas que fizeram parte da sua vida. A ideia é reconstruir cada percurso de formação com essas referências. Uma possibilidade de compreender a ação dos fundamentos, métodos e processos das várias abordagens do ensino de Arte.

Já o curso “Pensamento radical em arte contemporânea” é um plano, um estudo ou um trabalho na matéria do mundo, operando-a mais que conjurando-a, borrando mais que iluminando-a, desviando-a ou, no sentido inverso, fortalecendo-se nela.

Ecos~Mundo é a imaginação transbordante, o devir-ilimitado das singulares vozes e de suas comunidades. Esses mundos imaginados para si, e, portanto, para Todo-Mundo, é composta por incontáveis confluências. Ou seja, o canto entoado por um indivíduo é a expressão da totalidade realizada de outras singularidades e das comunidades existentes. Conforme o pensador Édouard Glissant em Poética da Relação, o ecos-mundo nos permite, assim, intuir e ilustrar os encontros turbulentos dos diferentes povos no mundo moderno.

Toda a programação é gratuita, com inscrição prévia, e acontece na Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE).

Para saber mas informações e fazer sua inscrição clique aqui!

Fotos: Reprodução/Fonte: Secult CE.

Inscreva-se na nossa newsletter