Sim, ele está de volta! Durante o século 19, entre 1701 e 1800, o ladrilho hidráulico fez sucesso em palácios da Europa, agora, ele está de volta a decoração das casas, porém, como um item de composição, dando tom ao arremate do ambiente.
Feito um a um de forma artesanal, com cimento e corantes, os ladrilhos hidráulicos eram indispensáveis em ricos casarões do Brasil, principalmente por seus desenhos coloridos. Quer saber como usá-lo na decoração do seu lar? O Pátio Hype te ajuda nessa missão. Desliza aí!
1.O que é o ladrilho hidráulico?
É um tipo de revestimento realizado à mão e é super customizável, de acordo com a arquiteta Ana Yoshida. Ele tem efeito rústico e contemporâneo, por esse motivo pode ser usado em várias superfícies. A sua diferença relacionado a cerâmica é que não possui cozimento e para encontrá-lo, basta ir a lojas de revestimentos ou materiais de construção.
2.Em quais locais usar?
Piso e paredes, pois ele traz um colorido para o ambiente. Outras alternativas são em bancadas de cozinha, varanda, banheiro, área gourmet e sala de jantar. O resultado será inovador e super diferente.
3.Como colocar?
O primeiro passo é definir a paginação, por exemplo, é preciso combinar os desenhos e formas dos ladrilhos. Em seguida, já com o contrapiso nivelado e limpo, faça o assentamento das peças sobre uma camada de argamassa. Apesar de ser fácil, é preciso ter cuidado para não usar martelos ao pressioná-lo na argamassa. Por fim, limpe-os e passe uma resina para impermeabilização. O passo seguinte é fazer o rejunte e mais duas camadas de resina. Espere 24 horas entre as aplicações para a secagem.
4.Como acontece a manutenção?
Água e detergente são necessários para mantê-los limpos e sempre bonitos, nada de produtos ácidos ou abrasivos. Ahhh! Uma ótima dica é: tenha reserva de peças, para o caso de algum ladrilho ser danificado.
O que achou dessa tendência? Pronto para dar uma repaginada no ambiente do seu cantinho? Conta para a equipe do Hype!
Fotos: Reprodução