Quem não gosta de viajar, certo? Seja um bate e volta de fim de semana ou uma longa viagem de férias, poder sair da rotina, conhecer um novo lugar e relaxar é sempre bom demais. Porém, infelizmente, viajar sem companhia ainda é uma complicação. Principalmente mulheres. Segundo uma pesquisa do site Booking.com, 38% das mulheres nunca viajaram sozinhas. E para ajudar a mudar isso, foi lançado um manual direcionado a ajudar mulheres que viajam sozinhas!
Essa pesquisa ouviu cerca de 4 mil pessoas em quatro países: Brasil, Colômbia, Argentina e México. Dessas, 17% disseram que nunca viajaram sozinhas por medo. Então, para mudar um pouco esse quadro, o Booking.com se uniu ao site Think Olga para criar a cartilha Mulheres Pelo Mundo: Um Guia Para Viajar em Sua Própria Companhia.
Entre as várias dicas de viagem do manual, há, sobretudo, dicas de segurança. Claro que ele não tenta colocar nas mulheres que viajam sozinhas toda a responsabilidade pela própria segurança. Porém, enquanto a sociedade e o governo não consegue assegurar que uma mulher possa viajar sem companhia de forma tranquila, toda ajuda é sempre bem vinda, certo?
Dicas como contratar um plano de internet para estar sempre conectada e não depender de wi-fi, de sempre informar na recepção do hotel para onde e com que vai sair, tornar-se conhecida dos membros do hotel, tudo isso está no guia. A pesquisa revelou ainda que as mulheres costumam sofrer mais preconceito ao viajarem sozinhas. Porém, ao mesmo tempo, mulheres que viajam sozinhas são vistas como verdadeiras “heroínas” por outras pessoas.
A ideia do guia é, também, desmistificar isso. Afinal, é tão comum vermos homens viajando sozinhos, seja a negócios ou a turista… Por que uma mulher não pode fazer o mesmo? O manual pode ser acessado diretamente através do site www.mulherespelomundo.com
Fotos: Reprodução