Anticoncepcional já evitou 200 mil casos de câncer na última década
18 de agosto de 2015
31º Festival de Arte e Cultura Alimentar acontece nesta quarta-feira (19) em Fortaleza
18 de agosto de 2015

Lançamento do livro da Exposição “ Afetos Urbanos ” acontece nesta terça-feira (18)

O projeto “Afetos Urbanos”, pelos artistas-fotógrafos Marília Oliveira e Regis Amora, trafega em várias frentes para refletir e revelar memórias afetivas relacionadas ao Centro histórico da cidade de Fortaleza, seus personagens e experiências.

Além da exposição com 22 fotografias, vídeos documentais e outras intervenções de linguagens artísticas, que permanece em cartaz até dia 12 de setembro no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC) em festejos aos 10 anos do equipamento, a realização segue com lançamento de livro no próximo nesta terça-feira (18) às 19h ao Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza), onde a dupla de autores tece detalhes sobre o processo criativo e convida para coquetel com trilha musical por Regis Amora.

O livro “Afetos Urbanos” traz imagens da exposição e informações gerais sobre o projeto, cujo material gráfico assinado por Maíra Ortins reúne ainda em suas 80 páginas, seis contos fotográficos de Marília Oliveira e Régis Amora, em uma interpretação visual das memórias de alguns personagens do Centro de Fortaleza. Além das fotografias, a publicação conta com textos de Iana Soares, jornalista e fotógrafa, Fernando Jorge, curador da exposição, assim como palavras dos artistas.

Convidada para as comemorações da primeira década de atuações do Espaço Cultural Correios Fortaleza, a exposição “Afetos Urbanos”, aberta desde o dia 13 de julho com o patrocínio dos Correios,mantém visitações diárias com agendamentos para grupos pelo fone (85) 3255-7142, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O projeto se alastra ainda pelo site www.afetosurbanos.com.br, que em atualizações constantes abriga mosaicos de colaborações pelo público a partir de postagens no Instagram com a hashtag #afetosurbanos, assim como disponibiliza material educativo para download e utilização por escolas de ensino fundamental e médio, desenvolvido especialmente pela educadora e mestra em filosofia Luana Diogo com design de Eduardo Oliveira.

AFETOS URBANOS imagens Livro 2

A mostra e projeto Afetos Urbanos, reflete assim os olhares e sensibilidades dos talentosos artistas Marília Oliveira e Régis Amora sobre o Centro da capital cearense, em diálogos com linguagens artísticas que vão do grafite e estêncil pelo Acidum Project às diversas formas de releitura para as memórias colhidas entre moradores, trabalhadores e frequentadores do bairro. São entrevistas informais, lembranças cotidianas de personagens que habitam e vivenciam o espaço do entorno da Agência Central dos Correios em Fortaleza, compondo junto às imagens, vídeos documentais com entrevistas, painel com interações registradas pelo público nas visitações, oficinas, palestras e dos cadernos de anotações, planejamentos e observações dos artistas, amplificadas experiências.

MariliaOliveira_RegisAmora2_Creditos_HeleniraMedina - reduzida (1)

 Saiba mais sobre os artistas do projeto Afetos Urbanos:

Régis Amora – Diretor de Comunicação do Ifoto. Membro fundador do Descoletivo. Facilitador de Cursos/ Oficinas de Fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas em Fortaleza, além de trabalhos expostos na Paraíba (Pomar de Corpos), Espanha (Corpos) e Portugal (Para Jablonsky, uma cidade). Teve trabalhos publicados nos jornais O Povo, Jornal da Paraíba, Revista Digital Photographer Brasil e Revista Olho de Peixe. Experimenta, ainda, a linguagem do audiovisual. Com o Descoletivo, participou do Festival Encontros da Imagem, em Portugal, em setembro de 2014, com exposição no Museu Pio XII.

Marília Oliveira – Diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará -, onde ministra cursos de fotografia básica e desenvolve atividades educativas e de fomento e difusão da fotografia. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana trazendo à rua exposições itinerantes. Participa da publicação fotográfica Olho de Peixe, pioneira no Ceará, atualmente em sua terceira edição. Investe em pesquisa etnográfica desde 2007 acerca da infância em situação de risco, mapeando o estado do Ceará através das experiências cotidianas de crianças socialmente vulneráveis e vítimas de violência. Participou dos Encontros de Agosto de 2013, com o trabalho “Francisco e Eu”. Integrou exposições coletivas no Centro Cultural Dragão do Mar, Memorial da Cultural Cearense, UECE, Etufor, Travessa da Imagem, SESC e no Museu Pio XII em Braga, Portugal – no festival Encontros da Imagem, junto ao Descoletivo –, e em João Pessoa, Paraíba, no Festival Mundo.

 

 

Serviço:

Exposição e lançamento livro Afetos Urbanos

Visitação diária: Até 12/09/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.

Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza). Telefone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255-7142

Lançamento do livro Afetos Urbanos: Dia 18/08, às 19h.

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza).

Telefone: (85) 3488-8600

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *