Reconhecimento e conscientização das mulheres como pescadoras, para preservação e valorização da pesca artesanal como atividade geradora de renda e desenvolvimento sociocultural das comunidades. Esse é o objetivo de “Sereias”! De autoria dos fotógrafos Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, o projeto segue com a exposição m cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza e, além disso, traz o lançamento do livro sobre as mulheres do mar, às 17h30 do dia 24 (quarta-feira), no CCBNB-Fortaleza.
Mais que um simples catálogo da exposição, o livro remonta a um detalhado apontamento sobre como iniciaram, desde 2011, os ensaios fotográficos e a minuciosa pesquisa antropológica em coleta de dados e informações visuais acerca dessas guerreiras, que desenvolvem a atividade da pescaria artesanal por quase todo litoral do Ceará (especialmente em Fortaleza, Acaraú, Canoa Quebrada, Redonda, Fortim e Cumbe), retirando das águas os sustentos, e se dividindo ainda nas funções de esposas, mães e donas de casa. Reunidas na publicação de 162 páginas a outros registros, as 80 fotos tem apresentações descritivas da dupla e textos-poemas feitos pela jornalista e fotógrafa Iana Soares, sobre essas mulheres do mar, em edição com projeto gráfico, também assinado por Assaoka.
O trabalho, portanto, “traz as imagens e documentações sobre as mulheres que desenvolvem essa atividade econômica ou retiram seus sustento do mar, tais como pescadoras, marisqueiras, lagosteieras, algueiras, e que se encontram em quase toda a faixa litorânea do Estado do Ceará”, detalha o fotógrafo e pesquisador, Sérgio Carvalho. A publicação também terá exemplares destinados aos principais museus de arte, institutos de arte, bibliotecas municipais, escolas públicas das principais cidades do Ceará e aos parceiros apoiadores do projeto, como o Instituto Terra Mar e associações da Rede Tucum.
O projeto expositivo e editorial “Sereias” tem patrocínio dos Correios, através de Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios, sob produção da Ânima Produtora Cultural.
Fotos: Reprodução