Led Zeppelin é acusado de plágio em "Stairway to Heaven"

Celebridades|Entretenimento|Música|Polêmica

“There’s a lady who’s sure… All that glitters is gold… And she is buying a stairway to heaven…”

Os versos de uma das músicas mais famosas do Led Zeppelin embalaram toda uma geração e fazem fãs ainda hoje se arrepiarem completamente simplesmente ao ouvir os acordes iniciais de “Stairway to Heaven”, lançada em 1971. É inegável a importância dessa canção para a música mundial, mas, e se de repente, ela não passasse de um plágio, ou seja, uma espécie de “cópia com alterações” de outra música já existente?

Ao menos é isso que o pessoal da banda Spirit e seu guitarrista, Michael Skidmore. Segundo ele, o Led Zeppelin é acusado de plágio por copiar parte das linhas de guitarra de “Taurus”, do disco “The Family That Plays Together”, de sua banda. E por isso, Robert Plant e Jimmy Page terão que enfrentar uma corte judicial no próximo dia 10 de maio na qual será julgado se houve ou não plágio. Escute abaixo “Taurus”:

[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=xd8AVbwB_6E[/youtube]

Na última sexta-feira (08), o juiz Gary Klausner apontou que as duas faixas são substancialmente similares, e por isso marcou essa audiência para que um júri decidisse se os integrantes do Led Zeppelin infringiram ou não as leis de direitos autorais. Escute abaixo agora, “Stairway to Heaven”:

[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=oW_7XBrDBAA[/youtube]

Michael Skidmore, na verdade, representa Randy Wolf, também conhecido como Randy Califórnia. O guitarrista da banda Spirit era o responsável pela composição da canção Taurus, entretanto ele já faleceu, ficando Michael a cargo de levar o processo adiante. Segundo Michael, Robert Plant e Jikky Page podem ter plagiado Taurus na época em que fizeram uma turnê juntamente com a banda Spirit, entre 1968 e 1969, antes da fama. Já a defesa do Led Zeppelin afirma que Randy Wolfe era um compositor por encomenda, ou seja, não poderia reivindicar direitos autorais de suas criações, e que a sequência de notas que eles afirmam que foi plagiada era tão clichê na época que nem mereciam ser protegidas por direitos autorais.

Agora escute a comparação de ambas:

[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=bVXB-FnTUAg[/youtube]

E então, houve ou não plágio do Led Zeppelin para vocês?

Foto e vídeos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter