A empresa informal não tem chance de crescimento, não pode fazer parcerias, associações de classe e sindicatos, não tem acesso ao microcrédito e vive sob risco de ser confiscada pela Receita Federal. A informalidade é sempre um tiro no escuro para o empresário. Por isso, em 2009 foi criada a Sala do Empreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza.
Ao longo desses seis anos o projeto vem promovendo a formalização de pequenos negócios na Capital por meio do Programa Microempreendedor Individual (MEI). Através de sua atuação junto à sociedade fortalezense, o Legislativo já contribuiu para a formalização de 4.024 empresas.
Neste ano, pela atual gestão da Mesa Diretora da Casa, o órgão foi incorporado à Central da Cidadania Delmiro Gouveia e a Câmara Municipal de Fortaleza firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Banco do Brasil, Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), afim de fortalecer a política do empreendedorismo.
Segundo a coordenadora da Central, Edna Lima, o último levantamento, feito no dia 18 deste mês, aponta que 181 profissionais autônomos legalizaram a sua atividade empreendedora na cidade, 41 atualizaram seu cadastro e 532 fizeram a Declaração Anual. Também foram realizados neste ano, 470 atendimentos, 41 atualizações cadastrais e a baixa de 40 empresas.
Edna diz ainda que a Câmara Municipal de Fortaleza vem cedendo espaço para que os profissionais possam expor seu trabalho e vender seus produtos. Nos meses de novembro e dezembro, a Central de Cidadania Delmiro Gouveia promoveu duas feiras do Empreendedor Individual. A última feira, que aconteceu entre os dias 15 e 17 deste mês, contou com a participação de 30 Micro Empreendedores (MEI).
É importante ressaltar que a Central entra em recesso a partir do dia 18 de dezembro e volta com o atendimento no dia quatro de janeiro de 2016. Lembrando ainda que, em janeiro se inicia a declaração anual simplificada dos empreendedores individuais.
Fotos: Reprodução.