
No Nordeste brasileiro, o mês de junho é um dos mais queridos e aguardados. Sendo uma das mais tradições representações deste período, as quadrilhas juninas tem forte impacto cultural e popular. É o que sugere o projeto de lei n.º 89/2025, de autoria do deputado Simão Pedro (PSD), e em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
A matéria reconhece também as quadrilhas juninas como parte do patrimônio cultural imaterial e uma tradição fundamental na preservação da identidade nordestina. Por se tratar de um projeto de lei, a matéria precisa passar por análise da Procuradoria da Casa, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e das comissões técnicas de mérito. Se aprovada, será encaminhada para a votação no Plenário.
Evidenciando a importância dessa tradição e sua capacidade de gerar impacto econômico e social significativo, Simião destaque que, segundo a Secretaria da Cultura do Ceará, somente o Festejo Ceará Junino 2024 reuniu mais de 200 quadrilhas, em 21 festivais.
“As quadrilhas juninas representam uma das expressões culturais mais vibrantes do Nordeste, sendo um elo essencial entre tradição e identidade do povo cearense. E o Ceará se destaca nacionalmente pelo vigor do movimento junino, que mobiliza milhares de brincantes, produtores culturais e comunidades em todo o Estado”, ressalta o deputado na justificativa ao projeto.
Para mais informações, acesse: https://www.al.ce.gov.br/

Fotos: Reprodução / Fonte: Alece