Há anos, a indústria do cigarro e o poder público tentam regulamentar de formas diferentes a liberação e o uso do cigarro, por muitos considerado algo normal, por outros considerado uma droga. A partir desta quarta-feira (03), entra em vigo em todo o BRasil uma nova lei que regulamenta os espaços onde pode ser permitido fumar.
Trata-se da Lei Antifumo, que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. Ou seja, a partir de hoje, é expressamente proibido o consumo de cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados. Ou seja, nada de fumar em locais como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes, mesmo que haja alguma parte fechada e separada do resto, conhecida como “área para fumantes”.
Além da proibição de fumar em espaços públicos, a nova lei também proíbe a propaganda de cigarros nos pontos de venda. Antes era permitido a propaganda nos displays, mas agora, é permitido somente a exibição do produto sempre acompanhada de dizeres e alertas sobre os malefícios que o consumo do cigarro pode trazer à saúde.
Mas onde posso fumar?
Com a proibição, fica permitido o consumo de cigarro apenas dentro de casa, ou então em áreas ao ar livre, como parques, praças, áreas abertas de estádios de futebol, vias públicas (nas ruas) e tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Cultos religiosos onde o consumo de tabaco faça parte de algum ritual também está entre as exceções da lei.
Fotos: Reprodução