Lendas da malhação!

Comportamento|Estilo de Vida|Saúde


O brasileiro está cada vez mais preocupado em manter um corpo saudável. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em pesquisa recente, cerca de 68% da população jovem do País afirma fazer atividade física regularmente, visando um envelhecimento mais saudável e uma qualidade de vida melhor.

Academias lotadas, parques com pessoas caminhando, correndo, pedalando. Estamos na era da vida saudável. No entanto, a busca por uma vida fitness geralmente costuma esbarrar em muita desinformação. São pequenas dúvidas sobre qual é a melhor forma de conseguir resultados durante o treino, sobre o que pode ou não pode… E para que você não embarque na boataria dos vestiários e no ti-ti-ti que circula nas academias, o No Pátio dar uma “filtrada” nas lendas da malhação e comenta assuntos muito recorrentes e controversos entre malhadores.

– O treino só dá resultado quando sentirmos dor?

Mentira.  Segundo o educador físico Rafael Araújo,  é possível obter bons resultados sem sentir dor. “A dor é uma reação natural do organismo a um estímulo, mas não significa que sempre que iniciarmos alguma atividade, ou mesmo alterarmos os treinamentos, seja natural e saudável sentirmos dor”, explica.

– Se a atividade aeróbica é a principal responsável por queimar calorias, por que são recomendados exercícios localizados para acabar com a gordura?

Na verdade, o gasto calórico da musculação é superior ao de atividades aeróbicas, que deveriam ser apenas um complemento do treino. Além disso, quanto mais musculoso o corpo, mais facilmente ele consome calorias. Esse mito começou na década de 90, com o boom do exercício localizado, que não é capaz de solucionar a gordura localizada, mas, a longo prazo, pode evitar flacidez.

treino 22

– Treinar em jejum emagrece?

Mesmo entre profissionais há discordâncias sobre os benefícios da atividade física feita em jejum, geralmente pela manhã. Esse tipo de treino foi popularizado pelo livro Body for life, lançado em 1999 pelo treinador Bill Phillips, e logo ganhou milhares de adeptos que exibiam, orgulhosos, suas fotos de antes e depois da prática. Rafael é enfático sobre a resposta: “A pessoa pode até morrer”.

– Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias?

Mentira. Como qualquer outro músculo, os da barriga também precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem e se definirem.

– Associar exercícios aeróbicos com anaeróbicos é a melhor forma de emagrecer?

Verdade. O exercício aeróbico faz a maior da queima de gordura, porém com os exercícios anaeróbicos temos um aumento de massa magra e com isso um aumento no metabolismo, o que potencializa a queima de gordura.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter