Ler ficção te faz uma pessoa melhor

Comportamento

Pesquisadores descobriram que ler romance te torna uma pessoa com a cabeça mais aberta, sem preconceitos

livro_nopatio

Um grupo de pesquisadores de Toronto chegou à conclusão de que ler romances ficcionais te torna uma pessoa mais disposta a aceitar os outros e com menos preconceitos. Eles dividiram 100 pessoas em dois grupos. O primeiro grupo leu histórias de ficção, de autores como Jean Stafford e Wallace Stegner. O segundo grupo leu ensaios sobre ciência, beleza, literatura ou comportamento, de autores como Freud e Burroughs.

Ao final do processo, todos passaram por testes psicológicos, que mediam o quanto gostavam e precisavam de algumas certezas e estabilidades. Os participantes tinham que dizer se concordavam pouco, muito ou nada com as afirmações dadas a eles. O grupo que leu romance estava mais aberto à ambiguidade e incertezas.

A explicação parece simples. Quem lê romance, entra em outro mundo e acaba tendo a mente mais aberta. Você se depara com outra realidade e questionamentos, mas sem a necessidade de tomar decisões ou de ter certeza sobre questões polêmicas. Isso faz com que você pense de maneiras diferentes. Possivelmente, diferente até do que você está acostumado a pensar e esse efeito é que abre sua mente. Você concorda com o resultado da pesquisa?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter