Ler por prazer deixa você mais feliz e mais confiante, diz estudo

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Há quem leia apenas para se informar, dedicando regulamente algumas horas de seu precioso tempo a jornais e revistas. Há quem se deixa escolher por uma obra literária, chegando ao fim de um livro já louco para abrir o próximo e a medida que as páginas são viradas, se vê transportado para uma espécie de realidade paralela – um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas e encantamento.

Não sabemos qual é o seu caso, mas assim como o No Pátio já pregou diversas vezes que manter o hábito de ler proporciona não só o conhecimento com também uma vida melhor, uma pesquisa recente realizada no Reino Unido com mais de dois mil adultos constatou que ler por prazer nos faz mais felizes.

Conduzido pelo programa pra adultos leitores Quick Reads, em força conjunta com o Centro de Pesquisa de Leitura, Literatura e Sociedade, da Universidade de Liverpool, o estudo investigou os seguintes critérios nos voluntários:

– Hábitos de leitura, frequência e motivação;

– Critério de escolha dos livros;

– Os efeitos que a leitura causa em suas vidas.

Ler por prazer 2

Durante a pesquisa, os participantes também tiveram que responder qual personagem de ficção os inspirava. Os resultados foram bastante positivos e indicaram que ler por prazer regularmente ajuda no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. Cerca de 27% dos entrevistados disseram que ler os inspira a fazer mudanças positivas na própria vida. Entre os desapegos que os participantes do estudo citaram estão terminar relacionamentos tóxicos e procurar um emprego gratificante.

É, ler por prazer é realmente o “X” da questão e o No Pátio concorda totalmente! Ler é relaxante, é uma arma poderosíssima para combater o estresse diário e ainda nos permite conhecer mais sobre outras culturas e experiências, aumentando o nosso grau de respeito pela diversidade a cada novo conhecimento.

E você, concorda com a pesquisa? Conta para a gente qual foi o último livro que você leu.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter