
De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o Ceará é o estado mais violento para pessoas LGBTI+. Com base nisso, para atuar no acolhimento e encaminhamento das vítimas de violências LGBTFóbicas, a Prefeitura de Fortaleza anunciou a criação da Patrulha da Diversidade.
A patrulha atuará fazendo abordagens e encaminhamentos junto ao Centro de Referência Janaina Dutra e à Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim). Além disso, o efetivo será capacitado com formação focada na legislação e direitos da população LGBTI+, para que os agentes possam atuar alinhados às garantias de direitos desta comunidade.
O veículo contará com identidade visual específica e os guardas municipais que atuarão na patrulha já irão iniciar formação, que deve entrar em operação em junho. Novidade importante no combate ao preconceito e violência, não é mesmo?

A Patrulha da Diversidade é uma política pública realizada da parceria entre Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Guarda Municipal de Fortaleza, Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CODIVS).
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza