Há 22 anos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida por lei como um meio de comunicação. E para fortalecer os direitos da comunidade surda, Fortaleza a Rede Cuca oferta formação de nível básico ou intermediário.
Mensalmente, os equipamentos da capital ampliam o alcance da Língua Brasileira de Sinais em Fortaleza e fornecem aos jovens a capacidade de se comunicar, além da compreensão sobre a cultura da comunidade surda.
A Rede Cuca conta ainda com um time de futsal de pessoas surdas, que faz parte do programa Comunidade em Pauta e treina no Cuca Mondubim aos sábados. A iniciativa promove maior acessibilidade e inclusão.
Educação e acessibilidade
Como parte das ações, também foi criada a Monitoria em Educação e Acessibilidade dentro do Programa Futuros da Rede Cuca, que é voltada ao desenvolvimento de metodologias criativas que facilitem o acesso de pessoas com deficiência aos vários serviços e oportunidades garantidos pelas políticas públicas de juventude. Os jovens estão na fase de planejamento e devem desenvolver jogos e materiais didáticos, além de produzir eventos temáticos.
Fotos: reprodução/ Fonte: Rede Cuca