A linhaça pode ser uma grande arma no combate ao câncer de mama! A afirmação é resultado de uma pesquisa feita por alemães, que foi publicada no “Journal of Clinical Oncology”.
De acordo com a pesquisa, os antioxidantes encontrados na linhaça matam células cancerosas e previnem tumores secundários ao interromper o crescimento de novos vasos sanguíneos. Uma vez no organismo, esses fitoestrogênios se ligam ao hormônio sexual feminino estrogênio, conhecido por proteger contra o câncer.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de mais de mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama na pré-menopausa, durante um período de três anos. Com isso, foi possível analisar os níveis de níveis de enterolactona, que é o que os fitoestrogênios se tornam quando entram no intestino.
Os pesquisadores constataram que mulheres com níveis altos de enterolactona tiveram a mortalidade reduzida em dois quintos quando comparadas a mulheres com níveis mais baixos da substância.
De acordo com os cientistas, esta pode ser uma das razões pela qual as asiáticas são menos afetadas pelo câncer de mama: sua dieta rica em soja tem grande quantidade de outro tipo de fitoestrogênio, as isoflavonas.
Mais um bom motivo para acrescentar a linhaça na dieta, não é mesmo?
Foto: Reprodução