Que a leitura é um hábito adquirido e que é responsabilidade dos pais e dos professores estimularem os pequenos, isso todo mundo já sabe! Mas, a maioria das pessoas acha que só é possível deixar ao alcance os pimpolhos livrinhos de colorir ou com enredo ainda muito primário. O que muita gente não sabe é que os grandes autores da literatura brasileira e estrangeira também se aventuraram no universo infantil! Isso mesmo! José Saramago, Clarice Lispector e Mário de Andrade são alguns dos gênios da escrita que dedicaram um pouquinho da carreira para aos pequenos. Ficou interessado? O No Pátio conta mais sobre essas obras!
Textos saborosos e bem escritos despertam o interesse das crianças e fazem diferença na aceitação ou não do hábito da leitura! Mas, criar obras fascinantes é um trabalho que os grandes nomes da literatura tiram de letra! Apresentar aos pequenos autores consagrados é uma maneira de dar uma forcinha extra na educação e um bom passo para que os filhotes tomem gosto pela leitura!
Depois de uma carreira renomada na literatura, alguns nomes importantes vão aventurar-se nas obras infantis, o que nem sempre representa um trabalho mais fácil! Esses pequenos leitores, além de fofos, são muito exigentes e não se rendem aos encantos de qualquer narrativa. Um bom exemplo é “Fonchito e a Lua”, do peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010. A obra chegou às livrarias brasileiras no começo desse ano!
Quer conhecer saber mais sobre as obras que os grandes autores dedicaram aos pequenos? O No Pátio fez uma listinha!
Quando Eu Era Pequena (Adélia Prado)
Todo o enredo acontece em torno da menina Carmela, que vive em uma pequena cidade de interior. Muitas das memórias da autora são transmitidas a obra. Vale a pena presentear os pequenos com uma linda narrativa de Adélia Prado!
Fonchito e a Lua (Mário Vargas Llosa)
A tão renomada obra, que está em grande destaque na literatura infantil do momento, fala de Fochito, um menino apaixonado pela colega Nereida. Depois de se encher de coragem, o garotinho rouba um beijo no rosto da amada, que o desafia a trazer a Lua em troca desse beijo roubado.
O Mistério do Coelho Pensante (Clarice Lispector)
A fantástica Clarice resolve aventurar-se pelo mundo da literatura infantil e conta como Joãozinho, um coelho que vivia preso, consegue fugir – depois de muita fome – e começa a sentir o gosto da liberdade. Um livrinho que vai agradas não só aos pequenos, mas aos pais também!
As Aventuras do Avião Vermelho (Érico Veríssimo)
Depois de perceber a desobediência do filho, o pai entrega um livro de presente a ele. O garotinho – Fernando – logo fica encantado com a história do Capitão Tormenta, que viaja o mundo todo em um avião vermelho. Para a alegria do menino, ele ganha também um lindo avião vermelho, momento em que começa um cenário de muitas aventuras!
Livro das Perguntas (Pablo Naif)
Os papais já sabem que no universo infantil o que não falta são perguntas! Para tudo os pequenos querem uma boa explicação! Pensando nisso, Pablo Naif fez uma obra com 74 perguntas fora do comum para que a criançada reflita. “Por que o tubarão não ataca as impávidas sereias?” e “A fumaça fala com as nuvens?” são alguns dos questionamentos.
Será o Benedito (Mário de Andrade)
A relação de amizade entre um garotinho do campo e um homem vindo da cidade grande é contada com muita beleza no livro de Mário de Andrade. A construção dos laços de amizade é o foco do enredo.
O Silêncio da Água (José Saramago)
José Saramago usa uma memória de infância como ponto de partida para o desenrolar da história: o dia em que pescou um peixe tão grande – a beira do rio Tejo, em Portugal – e a linha no anzol arrebenta devido ao peso. Esse é só o começo de uma bela narrativa, que promete deixar os pequenos com olhos brilhando!
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Jorge Amado)
Jorge Amando aventura-se no universo infantil com a fábula sobre um gato mal humorado e uma bela andorinha. Os bichinhos vivem um amor impossível! Sabe o que é mais bonito? O autor escreveu “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” para comemorar o aniversário de um de seus filhos!
Além de despertar a paixão pela leitura e de mostrar aos seus filhos grandes nomes da literatura, esse é mais uma possibilidade de criar momentos para interagir com os pequenos!
Fotos: Reprodução