Livres e Iguais – Campanha mundial da ONU vai promover igualdade LGBT

Acontece

Livres e Iguais – Campanha mundial da ONU vai promover igualdade LGBT
Com o objetivo de promover a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) lançou na última sexta-feira (26) a campanha Livres e Iguais de educação pública global.

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos promete um mundo no qual todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos – sem exceções, sem que ninguém seja deixado para trás”, disse a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay. “No entanto, ainda é uma promessa vazia para muitos milhões de pessoas LGBT forçadas a enfrentar o ódio, a intolerância, a violência e a discriminação em uma base diária”, completa.

A versão brasileira da campanha será lançada em outubro próximo. Mas uma dos vídeos de promoção conta a história de uma mãe brasileira e seu processo de aceitação ao saber que um dos filhos era gay.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=O3zobyFGP_Y[/youtube]

A campanha pretende também aumentar a conscientização sobre a violência e discriminação homofóbica e transfóbica, e incentivar um maior respeito pelos direitos das pessoas LGBT.

Criminalização da homossexualidade

Hoje, mais de 76 países ainda criminalizam relações homossexuais consensuais, enquanto em muitos outros a discriminação contra pessoas LGBT é generalizada – inclusive no local de trabalho, bem como nos setores da educação e saúde. Esse levantamento foi apontado por um relatório em dezembro de 2011, que ajudou a motivar a campanha.

A violência e a manifestação de ódio contra pessoas LGBT, incluindo agressão física, violência sexual e assassinato seletivo, foram registadas em todas as regiões do mundo.

Várias celebridades empenhadas em promover a igualdade deram o seu apoio a “Livres e Iguais”, tornando-se campeões da igualdade da ONU e ajudando a espalhar mensagens e materiais de campanha através das redes sociais. Entre esses incluem-se o artista pop Ricky Martin, a cantora Sul Africana Yvonne Chaka Chaka, a atriz de Bollywood Celina Jaitly e a cantora brasileira Daniela Mercury. Outros campeões da igualdade serão anunciados à medida que a campanha se desenrola.

 

Foto e vídeo: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter