Livro destaca os impactos de estar sempre conectado

Cultura|Livros

vivendoessemundodigital

Com o surgimento da globalização, as pessoas estão constantemente conectadas, procurando saber os acontecimentos do mundo que chegam de todos os cantos instantaneamente. É preciso tomar cuidado com problemas de ansiedade, dores no corpo e o cyberbullying. Mas será que há um limite para a conectividade? Especialistas em educação, saúde e comunicação se uniram para responder a essas perguntas.

A união dos especialistas resultou em um livro, lançado pela Artmed Editora. “Vivendo esse mundo digital”  foi escrito por Cristiano Nabuco de Abreu, Evelyn Eisenstein e Susana Graciela Bruno Estefenon. Ao ler o livro, o leitor se sente convidado a fazer reflexões sobre os impactos causados na vida das pessoas, sendo eles prejudiciais ou benéficos.

Segundo os autores, negar a tecnologia pode causar exclusão social. Não possível fugir dela. O importante é usá-la de forma consciente. Se não houver discernimento quando estiver conectado, poderá sofrer de ansiedade, dores no corpo e até cyberbullying. Pesquisas realizadas com crianças mostram que 58% delas em idade escolar afirmam ter sido vítimas de bullying virtual e 53% praticam ofensas na rede.

O livro tem como um dos objetivos fazer pais e professores entenderem a usar a internet para ajudar da melhor forma possível a geração que tem acesso a qualquer tipo de informação. Os adultos são responsáveis por mostrar às crianças e aos jovens os valores para que eles entendam que estar 24 horas conectados pode ser prejudicial.

Apesar de ter seu lado negativo, a tecnologia surgiu para facilitar a vida das pessoas e é preciso continuar seguindo esse caminho. As facilidades são inúmeras e os dispositivos também. Por isso, fica difícil não manter presença constante na vida online. Os autores do livro propõem um “intervalo digital”, passando 24 h uma vez por semana desconectado, prestando atenção aos acontecimentos que o cerca. Assim, as pessoas passam a curtir atividades de lazer no mundo físico, real, melhorando as relações pessoais e a saúde.

E você, passa tempo demais conectado? O que você faz no seu “intervalo digital”?

 

Serviço:

Livro “Vivendo esse mundo digital”.

Onde encontrar: Livraria Cultura

www.livrariacultura.com.br

Preço: R$ 59,00

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter