O Projeto “Para Ver o Mar” continua suas atividades com o lançamento do livro homônimo sobre as intervenções, repercussão e reflexões sobre o projeto, com textos de Silas de Paula, Lucas Rozzoline, Herbert Rolim, Maíra Ortins e Henrique Araújo, além de imagens das ações. O lançamento será nesta sexta-feira (04), às 19h, no auditório do Porto Iracema das Artes. A distribuição é gratuita.
A noite também contará com a palestra “Como Produzir um Caderno de Artista”, com os artistas do projeto, Maíra Ortins, Narcélio Grud e Diego de Santos.
Resumo da proposta
“Para Ver o Mar” é um projeto de intervenções urbanas na orla marítima de Fortaleza, cujo objetivo é lançar um olhar crítico sobre o “cuidado” que a sociedade dedica a preservação do mar e da vida marinha. Para a realização da proposta foram reunidos três artistas, que são Diego de Santos, Maíra Ortins e Narcélio Grud, cujo objetivo foi pensar coletivamente ações que ocorreram exclusivamente dentro da faixa litorânea de Fortaleza, que compreendeu desde a Praia de Iracema até o Mucuripe. Todas as ações foram coordenadas pelo curador e professor Herbert Rolim. Trata-se de um projeto cujo conceito de coletividade ocorre de forma temporária.
O projeto foi pensado pela artista Maíra Ortins e ocorreu no dia 25 de julho, com diversas intervenções na orla, além de um passeio gratuito de barco para que o público tivesse a oportunidade de ver as duas obras que estavam no mar, que são as instalações aquáticas de Maíra Ortins e a intervenção no Mar Hope de Narcélio Grud.
Além das ações também foram realizadas atividades de programação, tai como palestra e oficina, que ocorreram, respectivamente, no Espaço Cultural Correios e Porto Iracema das Artes.
O projeto “Para Ver o Mar” tem o apoio do IX Edital das Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Serviço
Lançamento do livro do projeto “Para Ver o Mar”
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes
Data: 04 de setembro, às 19h
Distribuição gratuita.
Fotos: Reprodução