Inscrições do Projeto Alcance para simulado on-line do Enem 2021 seguem até dia 12
9 de junho de 2021
Chunky Sandals – Como usar + galeria
10 de junho de 2021

Livro resgata história de projetos que se destacaram no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Ceará

Um registro histórico das políticas públicas municipais que foram destaques no fomento ao empreendedorismo e apoio aos pequenos negócios no estado nas últimas duas décadas. Assim pode ser definido o livro “Empreendedorismo com sotaque – As boas práticas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Ceará” lançado nesta terça-feira (08) pelo Sebrae/CE em evento online transmitido pelo canal da instituição no YouTube.

Participaram da solenidade virtual, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro e os diretores executivos do Sebrae/CE: Joaquim Cartaxo (superintendente), Alci Porto (diretor técnico) e Airton Gonçalves (diretor de Administração e Finanças).

O evento contou ainda com a participação dos ex-prefeitos de Cedro, Nilson Diniz e de Fortaleza, Roberto Cláudio e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, os três foram vencedores de edições da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, sendo os dois últimos também vencedores em categorias nacionais da premiação.

Abrindo a solenidade, o presidente do CDE, João Porto Guimarães deu boas-vindas aos participantes e parabenizou os prefeitos e ex-prefeitos presentes que se destacaram em edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.  Já o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, ressaltou que a publicação traz experiências de boas práticas que vêm contribuindo para o desenvolvimento do Ceará. “Quero ler o livro com muito carinho e conhecer todas estas experiencias”. Ele aproveitou ainda para elogiar o trabalho desempenhado pela diretoria executiva do Sebrae Ceará.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que apresentou o livro, afirmou que a publicação faz parte de um trabalho desenvolvido de resgate da memória da atuação da instituição no estado. “Este livro não é um fato isolado, ele já é a terceira publicação que lançamos com este objetivo de registrar a memória do Sebrae e de suas ações, pois a memória tem uma dimensão de inspirar as pessoas para que elas possam, a partir do registro das experiências, desenvolver outras atividades e outras inovações”.

De acordo com ele, o livro “Empreendedorismo com Sotaque” é também uma contribuição no sentido de valorizar as iniciativas desenvolvidas pelas gestões municipais ao longo destas duas décadas. “É uma forma de valorizar as políticas públicas desenvolvidas pelos prefeitos voltadas para fomentar a economia municipal, que é onde a economia se realiza de fato”.

Pensado como uma forma de perpetuar estas boas práticas e soluções encontradas pelas gestões municipais cearenses nas últimas duas décadas, a publicação reúne, em suas 270 páginas, não só as ações relevantes implementadas pelas gestões municipais nos últimos anos, mas o momento econômico em que elas foram formatadas e os resultados que imprimiram às respectivas cidades.

Prefeitos

Todos os prefeitos e ex-prefeitos presentes foram unanimes em destacar o apoio dado pelo Sebrae às administrações municipais no Ceará. Para o presidente da Aprece, Júnior Castro, o livro “Empreendedorismo com Sotaque” é um importante registros dos 20 anos desta parceria do Sebrae com os municípios cearenses.  O ex-presidente da Aprece e ex-prefeito do Cedro, Nilson Diniz, disse que o Sebrae tem sido um braço importante de apoio aos gestores municipais, em especial dos pequenos municípios, no desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento das atividades econômicas locais.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que na última edição do Prêmio foi um dos vencedores nacionais representando a Região Nordeste na categoria “Desburocratização e Implementação da RedeSimples”, com o Projeto Fortaleza Online, agradeceu ao Sebrae pela parceria e falou do orgulho de ter uma experiência de sua gestão registrada na publicação. “O Sebrae ao longo dos anos vem ajudando o municipalismo no seu papel de promover a economia dos municípios. Tenho gratidão pela parceria que tivemos com o Sebrae.  Parabéns pelo livro e tenho orgulho de ter uma pequena participação nesta história”.

Já a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em três edições, disse que a premiação ajuda a criar nos gestores municipais um sentimento de competição positiva. “Ele contribui para um ambiente de competição positivo de pensar além da caixa, de apresentarmos as nossas ideias, que são avaliadas por uma equipe de altíssimo nível, o que nos possibilita um aprendizado enquanto gestores municipais”. Ela aproveitou ainda para dar um conselho aos prefeitos. “Quero dizer aos prefeitos que busquem o Sebrae, pois vamos precisar muito desta orientação técnica, principalmente no momento de pós pandemia”.

Serviço

A solenidade de lançamento do livro “Empreendedorismo com sotaque – As boas práticas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Ceará” está disponível  no Canal do Sebrae/CE no YouTube, no endereço eletrônico www.youtube.com/portalsebraenoceara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *