Lula começa tratamento contra o câncer

Acontece

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames na manhã de sábado (29) e foi diagnosticado com um tumor localizado na laringe. O que o levou ao hospital foi uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias. De acordo com o boletim médico divulgado à imprensa, Lula encontra-se bem e estará realizando tratamento inicial de quimioterapia, em caráter ambulatorial.

Lula chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo hoje, por volta das 10h (horário de Brasília), para realizar a primeira sessão de quimioterapia do seu tratamento contra o câncer na laringe. A duração total do tratamento deve ser de até três semanas, podendo ser estendido de acordo com os resultados obtidos.

Foi informado por Roberto Kalil Filho, médico particular de Lula há mais de vinte anos e coordenador da equipe médica que o acompanha, que a chance de cura é de 80%. “Os oncologistas são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto, a quimioterapia seguida de radioterapia. Há uma grande chance de cura. Segundo os oncologistas, em torno de 80% [de chances de cura total], o que é bastante bom”, disse Kalil.

O ex-presidente irá receber um coquetel com três medicamentos: taxotere, cisplatina e fluorouracila. Estes agem no organismo, impedindo a multiplicação desordenada das células, característica da existência do tumor. De acordo com Kalil, “nesse tipo de quimioterápico, os efeitos [colaterais] são gastrointestinais. Tanto diarréia como constipação intestinal, enjoo, queda da imunidade, um tipo de fraqueza. Isso pode acontecer, com certeza, queda de cabelo e barba é bem provável que ocorra isso”. Por ser um tratamento intensivo, Lula irá para casa com uma bolsa amarrada em sua cintura, ligada a um catéter instalado do lado direito do peito. Assim o medicamento poderá ser injetado por cinco dias e ir diretamente para a corrente sanguínea.

Lula está tranqüilo e ciente do diagnóstico e tratamento da doença, de acordo com informações passadas por seu médico. “Ele está animado e supertranquilo, transparente. Sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento. Ele está com dona Marisa e com os filhos todos. Em nenhum momento percebi que ele está temeroso de nada. Ele é um ser humano e ele está tranquilo”.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter