
Conhecido por seu clima ameno, vegetação exuberante e paisagens que encantam, o Maciço de Baturité é um dos tesouros mais promissores do Ceará. Muito além do turismo ecológico e cultural, com trilhas, cachoeiras, museus e uma culinária marcante, o território se consolida cada vez mais como um polo produtivo impulsionado por cadeias como a fruticultura, a apicultura e, principalmente, a cafeicultura de altitude. Neste cenário de oportunidades, o Sebrae Ceará tem sido um agente fundamental que impulsiona o desenvolvimento a partir da vocação regional.

E a vocação produtiva do Maciço é imensa. A diversidade da fruticultura é um dos pilares da economia local. Culturas como o caju, a banana e o café se destacam em municípios como Ocara, Barreira e Aratuba, movimentando a produção rural e fomentando novos negócios. Em Barreira e Ocara, por exemplo, a cajucultura tem ganhado força com foco no aproveitamento integral do fruto deste o pedúnculo até a castanha. Já em Aratuba, a bananicultura tem recebido diagnósticos e planejamento para ações futuras, abrindo novas rotas de desenvolvimento sustentável.
Outro segmento em franca expansão é a apicultura e a meliponicultura, com destaque para municípios como Redenção, Mulungu, Pacoti e Baturité. A atuação de associações como a Associação dos Meliponicultores do Maciço de Baturité, AMELMAB,reforça o compromisso da região com uma produção sustentável e de alta qualidade.
Com clima agradável, floresta preservada, gastronomia rica e uma vocação natural para produzir com qualidade, o Maciço de Baturité é um celeiro de oportunidades para quem deseja investir no agronegócio. E com a parceria do Sebrae Ceará, essa região tem mostrado que desenvolvimento sustentável se faz com trabalho, parceria e visão de futuro.
“Temos aqui produtores bastante comprometidos com a qualidade, o meio ambiente e o desenvolvimento coletivo. Nosso papel tem sido apoiar o fortalecimento das cadeias e promover o protagonismo dos empreendedores do campo”, afirma Maria do Carmo, articuladora do Sebrae na região do Maciço de Baturité.
Com o apoio do Sebrae, produtores têm recebido capacitações técnicas, melhorias nos processos produtivos, rotulagem, acesso a mercado e ações voltadas à regularização sanitária, garantindo competitividade e reconhecimento ao mel da região.
ACARAGRI, agroindústria fortalecida e sustentável
Entre os bons exemplos da força produtiva do Maciço está a Acaragri, Acarape Agroindústria de Alimentos. Localizada em Acarape, a empresa é referência na transformação de frutas regionais em produtos de alto valor agregado, como farinhas, doces, frutas desidratadas, conservas e bebidas.
Ao longo dos últimos anos, a Acaragri tem aprimorado sua estrutura passando por consultorias em boas práticas de fabricação, padronização, rotulagem, identidade visual e estratégias de mercado.
“Não é fácil empreender. A gente precisava dar uma visibilidade maior para nossa marca, de forma bem profissional e dentro e todas as regulamentaçõesque o mercado exige”, explica Rose Eloy, sócia-proprietária da Acaragri.
Caminhando lado a lado com o Sebrae, esse trabalho tem permitido à Acaragri ampliar sua presença no mercado nacional e traçar caminhos rumo à exportação, fortalecendo o nome do Maciço de Baturité como território produtor de excelência.
“Depois de muito trabalho conjunto e emprenho, hoje estamos colhendo os frutos de todos os investimentos que realizamos em inovação e na melhoria de nossos processos”, complementa.

Identidade, desenvolvimento e futuro com cheirinho de café do Maciço
No coração do Maciço de Baturité, o café cultivado à sombra das matas nativas é patrimônio cultura e motor econômico da região. Com características únicas, como o cultivo agroflorestal, o manejo sustentável e o sabor diferenciado do café arábica de altitude, a cafeicultura local tem ganhado visibilidade e reconhecimento.
A Associação EcoarCafé, que reúne cafeicultores comprometidos com a produção de qualidade, está em processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG), com apoio técnico e institucional do Sebrae. Essa conquista representará um marco para a valorização territorial, agregação de valor ao produto e acesso a mercados mais exigentes e especializados.
Além disso, ações como a Rota Verde do Café, que completa 10 anos, fortalecem o turismo rural e o protagonismo da região como destino sustentável. O roteiro conecta sítios produtores, mosteiros, museus, trilhas e experiências gastronômicas onde o café é overdadeiro protagonista.
“O café da Serra de Baturité é uma história viva que passa por gerações e sustenta famílias inteiras. Com o apoio do Sebrae, temos conseguido avançar em qualidade, identidade e mercado”, destaca a articuladora regional.

Os desafios traçados e os caminhos trilhados para o crescimento
Apesar dos avanços e das evidentespotencialidades, o Maciço de Baturité ainda enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para garantir um crescimento mais estruturado e sustentável. Entre eles, destaca-se o baixo nível de organização coletiva em algumas comunidades, o que dificulta o acesso a projetos mais robustos. Asdificuldades relacionadas à regularização sanitária e ambiental que impedem muitos produtores de atuarem formalmente, a informalidade e a baixa qualificação gerencial que comprometem a sustentabilidade dos empreendimentos também são algumas das limitações identificadas pelo Sebrae.Além disso, a resistência à inovação e à adoção de novas tecnologias, especialmente entre produtores mais antigos é um desafio importante a ser enfrentado no Maciço.
Para contornar esse cenário, o Sebrae tem intensificado as ações que estimulam o associativismo e ampliam o alcance das soluções que promovem um ambiente mais favorável ao empreendedorismo rural.
“Por meio de nossas consultorias práticas no campo, incentivo a formação de lideranças locais e fortalecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, o compromisso da instituição é construir um território cada vez mais produtivo, sustentável e reconhecido por sua diversidade e qualidade. O Maciço tem tudo para ser uma vitrine do novo rural cearense”, conclui Maria do Carmo.

Fotos: Reprodução.