Na última segunda-feira, 8, o mundo da moda perdeu uma peça fundamental para que ela fosse o que é hoje: morreu, aos 105 anos, em Paris, Marie-Louise Carven-Grog, fundadora da Carven, marca criada no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, na França. Marie-Louise também era conhecida como Madame Carven ou Carmen de Tommaso.As roupas criadas por Madame Carven buscavam vestir as mulheres de baixa estatura, como ela própria. Nascida na época de Dior e Balmain, não foi difícil para a Carven “se infiltrar” neste mundo, com seus traços de alta-costura, representando tão bem o “chique parisiense” que a consagrou dentro deste concorrido mercado.
“Decidi fazer roupas de alta-costura do meu tamanho porque eu era muito pequena para vestir as criações dos melhores estilistas, que só mostravam seus desenhos em meninas gigantescas. Mas eu queria manter meu estilo: sóbrio, prático e jovem, com um monte de roupas esportivas”, declarou a estilista, na década de 50. Madame Carven media 1,54m. Ela se aposentou aos 84 anos.
Ela estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Paris e incluía seu estilo simples, priorizando o conforto, em suas coleções. Celebridades como Edith Piaf e Michèle Morgan usavam suas peças. Entretanto, foi quando a marca começou a lançar perfumes que obteve maior destaque. Fragrâncias como Vétiver, conhecido internacionalmente, são vendidos até hoje, mas com diferente design.
Em 2008, a maison foi comprada pelo Grupo Société Béranger. A partir de então, Guillaume Henry assumiu a direção criativa e deu à marca uma nova roupagem, apostando em um estilo mais jovem e descontraído. No entanto, Henry não é mais o estilista, o posto foi assumido por Alexis Martial e Adrien Caillaudaud, enquanto Henry foi para Nina Ricci, em outubro do ano passado.
Marie-Louise era casada com René Grog. Quando completou um século de vida, em 2009, foi homenageada pelo governo francês com a honra de comendadora da “Ordem Nacional da Legião de Honra”.
Sem dúvida, a moda e a alta-costura acabam de perder uma grande colaboradora! Será que a maison criará algo especial para a próxima coleção, em homenagem à Carven? O que acham?
Fotos: Reprodução