Maio Amarelo é debatido na Assembleia Legislativa

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Você sabia que este mês de maio foi alvo de uma série de ações educativas para educar e instruir motoristas para um trânsito menos violento? A ação Maio Amarelo, como foi batizada, foi um sucesso e capacitou novos educadores para o trânsito em todo o Estado. Na última sexta-feira (29), o Maio Amarelo e seus resultados foram debatidos na Assembléia Legislativa do Ceará. Também participaram do debate entidades da Casa ligadas ao trânsito, como as comissões de Juventude e de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Autor do requerimento, o deputado Bruno Pedrosa ressaltou que o grande número de pessoas acidentadas impacta diretamente nos altos custos da saúde no Ceará. Pedrosa ainda lembrou que a deputada Rachel Marques (PT) já enviou à Casa projeto de lei que institucionaliza o Maio Amarelo no Ceará. A matéria já está, inclusive, em tramitação no Legislativo. “Com essa institucionalização, esperamos que o projeto e ações de conscientização ganhem mais força no Estado”, disse.

Já o coordenador da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran) e membro titular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Luiz Carlos Paulino, disse que o Maio Amarelo superou suas expectativas. De acordo com o conselheiro, a expectastiva era de formar 320 novos educadores para o trânsito, mas, somente em Juazeiro do Norte, o número de instrutores formados superou isto. No total, em todo o Estado, mais de 1000 educadorers foram formados. “Só em Juazeiro do Norte foram capacitados 340 professores”, disse.

Outro que participou do debate foi Max Swell Ribeiro, presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (Ibradec). O gestor fez questão de atentar para o fato de o número de acidentes de trânsito ter se tornado um problema de saúde pública. “Há um envolvimento maior da sociedade e dos governos no combate à dengue. Porém, os acidentes de trânsito matam muito mais que a doença. Morrem 42 mil pessoas por ano no Brasil e não vemos a sociedade se mobilizar para reverter isso”, alertou.

maioamarelo2Outra ação lembrada durante o debate foi o “Retorno das Praias“, iniciado em março deste ano e que tem coo objetivo reduzir o número de pessoas que dão entrada no IJF aos domingos. Segundo o secretário geral do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), Daniel Sucupira Barreto, desde o início da ação, o número de acidentados que deram entrada no hospital na tarde do domingo caiu pela metade.

Também participaram do encontro o assessor jurídico da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito do Trânsito e Tráfego da OAB-CE, Antônio Amorim, e o coordenador e consultor do Fórum Brasileiro de Valorização e Preservação da Vida no Trânsito (Fortran), Davi Gleison Ribeiro.

 

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter