Maio é considerado um bom mês: temperaturas amenas, Mês das Mães, Mês das Noivas e Mês Internacional da Masturbação. É isso mesmo! Até a masturbação tem mês para ser comemorada e praticada. Tudo começou em 1994, quando a pediatra Joycelyn Elders ocupava o posto de Cirurgiã-Geral dos Estados Unidos, porta-voz do governo em assuntos de saúde pública. Em um evento da ONU sobre o combate à AIDS, Elders foi interrogada sobre o papel da masturbação na prevenção de comportamentos sexuais de risco, e declarou que o auto prazer é “parte da sexualidade humana, e deveria ser ensinado” nas aulas de educação sexual nas escolas. A mais que sensata declaração custou o cargo de Elders, que foi sumariamente demitida.
O acontecimento teve repercussão e começou a gerar uma ampla discussão a respeito da masturbação. O caso chegou até o conhecimento de uma empresa fabricante de vibradores e responsável por cursos sexuais de nome Good Vibrations que, ofendida pela demissão injusta da funcionária do governo, começou a levar o assunto para diversas discussões. Por causa desse mês emblemático em volta do assunto “masturbação”, a celebração teria sido criada em São Francisco e nos outros estados posteriormente e é celebrada até hoje nos EUA, de diferentes formas.
O evento ainda não chegou ao Brasil devido ao grande preconceito em torno do tema, que ainda é visto como tabu, principalmente quando a masturbação é praticada pela ala feminina. Isso porque, como o No Pátio já falou em outras matérias, os homens desde cedo são incentivados a conhecer seu corpo e a sentir prazer. Por isso, a masturbação masculina ocorre de forma natural e sem medo de censura. Ao contrário, as mulheres passam o tempo sem que muitas delas conheçam o próprio corpo e, por este motivo, têm dificuldades até mesmo de alcançar o orgasmo.
Mas, a grande verdade é que a masturbação existe, todos praticam e faz muito bem tanto fisicamente quanto mentalmente. E para ajudar a mulherada a se libertar dos tabus e viver uma vida menos regrada ou não tão conservadora sobre o tema, o No Pátio lista os principais benefícios da masturbação.
Ok, você não precisa de razões para se dar prazer, mas não custa nada se informar um pouco mais, não é? E já que estamos no Mês Internacional da Masturbação veja cinco motivos para você ter prazer com as próprias mãos:
◊ Fortalece a imunidade
O orgasmo aumenta seus níveis de cortisol, segundo Jennifer Landa, especialista na terapia com o hormônio. Embora seja conhecido como o hormônio do estresse, na verdade ele ajuda a regular e manter seu sistema imunológico, desde que em pequenas doses. “A masturbação produz o ambiente ideal para um sistema imunológico fortalecido”, salienta Landa;
◊ Melhora seu humor
A masturbação libera dopamina e ocitocina no organismo, neuroquímicos que aumentam a sensação de satisfação e ativa circuitos de recompensa no cérebro. “O orgasmo é a maior explosão natural de dopamina disponível”, garante Brame. “Um exame cerebral de alguém durante o clímax parece o de um viciado em heroína”;
◊ Liberta as fantasias sexuais
A masturbação permite que a mulherada liberte-se dos preconceitos e tabus e pense em algumas fantasias que as excita. Isto possibilita mais experiências os parceiros. E mais, nada impede que a mulher use a masturbação para provocar o parceiro em um voyerismo ou mesmo auxiliá-lo quando os dois estiverem praticando sexo anal.
◊ Previne o câncer
Um estudo australiano feito em 2003 descobriu que homens que ejaculam mais de cinco vezes por semana têm 33 por cento menos chances de desenvolver câncer de próstata. Toxinas que causam doenças acabam ficando no trato urinário, e quando você se masturba e ejacula, acaba “expulsando elas do seu sistema”, comenta Brame.
◊ Autoconhecimento
Com a masturbação, a mulher explora os limites, conhece seu corpo e descobre o que dá prazer. Assim, ela é muito mais segura para saber o que quer e o que não quer na cama. “Com o toque, pouco a pouco a pessoa se descobre, descobre novas sensações, se desprende e passa a se respeitar mais”, comenta a sexóloga do site C-date, Carla Cecarello.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para ter uma boa qualidade de vida é preciso ter quatro pontos em equilíbrio: vida em família, trabalho, lazer e sexo. Isso mesmo SEXO!
Portanto, aproveite o Mês Internacional da Masturbação para cuidar da vida sexual e deixar de lado os preconceitos. Toque-se garota!
Fotos: Reprodução.