Maioria da população quer Forças Armadas no combate ao crime

Acontece

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ouviu 3.796 brasileiros, e constatou que a maioria deles considera que as Forças Armadas devem ser empregadas no combate ao crime. Os dados fazem parte da terceira edição da pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), dedicada à defesa nacional, divulgada ontem (29), com o objetivo de avaliar a relação dos militares com a sociedade. No Ceará, a bem pouco tempo (na greve da Polícia Militar e Bombeiros), a população pôde ver de perto a atuação desses militares na segurança pública.

Foram consultadas pessoas em todas as unidades da Federação, sendo que 91,7% delas consideram que Exército, Marinha e Aeronáutica devem colaborar com as polícias Militar e Civil, atuando também na segurança pública. A opinião da população só não é tão consensual quando os pesquisadores perguntam sobre qual a frequência da atuação dessas Forças. Quase metade (47%) diz que o emprego dos militares deve ser constante, enquanto os demais defendem que isso ocorra apenas em algumas situações específicas.

Outro dado importante da pesquisa fala sobre o respeito dos militares quanto a democracia. Para 20,8% dos consultados, os integrantes das Forças Armadas têm pouco ou nenhum respeito pela democracia. Os demais se dividiram entre os que acreditam que o respeito é total (42,6%) ou razoável (35,3%). O percentual de entrevistados que percebem um respeito apenas razoável à democracia é maior entre os mais escolarizados. Os entrevistados na sua maioria, também dizem que o serviço militar deve continuar sendo obrigatório. No entanto, mais de um terço (38,3%) defendem que o jovem deveria poder escolher entre a opção militar ou um serviço civil, como a prestação de serviços comunitários e de apoio a populações carentes.

Ao serem perguntados se a carreira militar, atualmente, é atrativa aos jovens, a maioria, 64,7%, disse que é, ao menos, razoavelmente atraente, enquanto 34,9% disseram se tratar de uma carreira pouco ou nada atraente. A pesquisa traz vários outros dados importantes que podem falar muito da segurança pública no país. A necessidade diagnosticada, de ter a presença das Forças Armadas junto às polícias, pode demonstrar falta de confiança nos que fazem a segurança pública, sensação de insegurança, medo…? Por hora, o que se pode afirmar, é que, algo na segurança da população não está funcionando como esperado ou como deveria.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter