No final de 2016, a cidade de Sobral foi reconhecida internacionalmente pela sua educação pública. A Organização das Nações Unidas (ONU) certificou várias prefeituras, dentre elas a Prefeitura de Sobral por seus esforços para promover uma educação pública de qualidade para crianças e adolescentes.
E, com a finalidade de compartilhar as estratégias adotadas pelo Município que o tornaram referência em educação pública de qualidade, a Secretaria da Educação de Sobral promoveu o I Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral pouco antes do Carnaval.
O I Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral reuniu prefeitos, secretários de educação, vereadores, educadores e acadêmicos de vários locais do Brasil como Caxias e São Luís (MA), Mogi das Cruzes (SP), Oeiras e Parnaíba (PI), Santo Antônio (RN), Acaraú, Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Coreaú, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Irauçuba, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Matinópole, Massapê, Meruoca, Novo Horizonte, Pacujá, Quixeramobim, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara e Uruoca. Participaram ainda o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), José Marques Aurélio de Souza; e do presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Padre José Linhares.
Na ocasião, foi apresentada a trajetória percorrida pelo Município, iniciada em 1997, para fazer uma educação pública de qualidade; a estrutura da Secretaria da Educação; a evolução do Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, no qual o Município saltou da posição 1.366º, em 2005, para o primeiro lugar do país, com Ideb 8,8, em 2015; e os próximos passos da gestão para qualificar ainda mais o sistema municipal de ensino, como a elaboração do Documento Curricular de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências com a meta de elevar o patamar da Rede de Ensino para uma das três melhores da América Latina; e a participação do município no Programa Internacional de Avaliação de Estudante (Pisa), numa experiência pioneira.
“Viemos conhecer um pouco da política de educação de Sobral e as ações desenvolvidas aqui que refletiram em números tão bons. A Secretaria de Educação de Sobral ter organizado um seminário como este demonstra a preocupação da Prefeitura em compartilhar as experiências, mas sem interferir no aprendizado dos alunos. Fomos muito bem recebidos e a cidade é muito aconchegante e muito boa”, destacou Helisson Anselmo, supervisor da Secretaria da Educação do município de Oeira (PI), que trouxe uma comitiva formada por 43 gestores escolares.
Para dar a oportunidade para outras pessoas conhecerem o sistema educacional de Sobral, a Secretaria da Educação do Município promoverá o ‘II Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral – 20 anos’, de 30 a 31 de março. As inscrições serão anunciadas em breve no blog da Secretaria da Educação.
Fotos: Reprodução